Produtos e Reviews

Quando um profissional de TI deve mudar de PCs ou atualizar?


Quando um profissional de TI deve mudar de PCs ou atualizar?
(Foto Reprodução da Internet)

Com o passar do tempo, todos os computadores sofrem desgaste em seus componentes. À medida que os softwares e sistemas operacionais ficam mais exigentes, os computadores antigos podem não conseguir acompanhar as demandas e começar a apresentar problemas.

Profissionais de TI autônomos precisam saber a hora certa de fazer um upgrade ou trocar de máquina. Isso é importante para manter a produtividade e resolver problemas de forma eficiente, tanto para eles mesmos quanto para seus clientes.

Continua depois da publicidade

Veja os indícios de que é hora de dedicar um cuidado extra ao seu computador, seja para realizar melhorias ou substituí-lo completamente.

Quando fazer upgrades no PC?

A compra de um novo PC pode ser muito custosa, principalmente para profissionais autônomos ou pequenas empresas. Mas a boa notícia é que, em muitos casos, é possível revitalizar um PC apenas com upgrades de hardware.

Continua depois da publicidade

Você pode substituir ou atualizar peças como a memória RAM, o armazenamento SSD, as placas gráficas e os processadores. Essas melhorias podem trazer um desempenho melhor para o computador, além de economizar dinheiro e reduzir o descarte de equipamentos eletrônicos.

Veja quando é vantajoso:

  • Defeitos em poucos componentes: se você consegue alcançar uma boa performance com poucas trocas de peças, ou se apenas um componente deixou de funcionar, vale o upgrade.
  • Falhas em componentes baratos: se as peças de hardware que estão desgastadas ou estragadas forem pouco custosas, é melhor fazer o upgrade que comprar um novo.
  • Aumento de memória e armazenamento: se o problema do PC for por conta de pouca memória RAM ou falta de espaço para armazenamento, na maioria dos dispositivos é possível substituir os componentes ou adicionar extras.
  • Problemas com qualidade de imagem: se o problema está relacionado à qualidade de processamento de imagem, considere trocar ou instalar uma nova GPU, caso falte uma placa de vídeo dedicada no equipamento.

Quando devo trocar todo o equipamento?

Em certas situações, apenas realizar melhorias não é o bastante. Computadores muito antigos, ou que já passaram por várias atualizações, podem chegar a um ponto onde é mais vantajoso substituí-los completamente. Isso acontece quando o valor dos aprimoramentos é parecido com o de um novo computador e quando a diferença de desempenho é significativa.

Confira quando é hora de trocar seu PC:

  • Múltiplos problemas de hardware: se vários componentes apresentam falhas ou estragam completamente em pouco tempo, a troca deles pode custar mais caro do que a compra de um PC novo.
  • Há dificuldades com a placa-mãe, que é responsável por executar as funções principais do computador. Essa peça costuma ter um preço elevado e, caso apresente algum problema, pode danificar outros componentes do hardware.
  • Chipsets e processadores antigos podem não receber atualizações de software, sistema operacional ou não funcionar com alguns periféricos quando ficam obsoletos.
  • Custos de manutenção e upgrade: por mais que a troca de componentes pareça mais barata a curto prazo, é importante calcular se os custos desses upgrades mais os custos de manutenção nos anos seguintes — o que um PC antigo vai precisar —, não serão mais caros do que comprar uma máquina nova no valor atual.

Em resumo, decidir se você deve trocar de PC ou fazer upgrades é uma escolha importante que deve ser feita com cuidado. Você precisa considerar o desempenho, o dinheiro disponível e o que você realmente precisa para fazer seu trabalho ou atender às necessidades de seus clientes.

Um computador rápido e atualizado é importante para fornecer serviços de qualidade aos clientes e garantir a satisfação deles.

Um computador rápido e atualizado é essencial para oferecer serviços de alta qualidade, superando as expectativas e mantendo a satisfação do cliente.

Dica extra: como manter seu computador sempre atualizado com a ajuda da Dell

Uma forma de manter seu PC sempre atualizado, seja com upgrades ou trocas, é contar com a assistência de um programa específico para profissionais de TI, como o Dell Expert Network.

Além dos produtos reconhecidos pela sua confiabilidade e desempenho, o programa da Dell Technologies também oferece benefícios, como:

  • atendimento especializado
  • Acesso a benefícios exclusivos.
  • cursos e treinamentos com certificados
  • Programa de indicações da Dell para clientes.

Por meio dele, você pode acumular pontos por cada conversão bem-sucedida e, o melhor de tudo, esses pontos podem ser trocados por equipamentos Dell, como notebooks e PCs.

Em resumo, ter um PC atualizado não é apenas uma escolha inteligente, é um investimento essencial para profissionais de TI que buscam maior eficiência, segurança e satisfação do cliente, proporcionando assim uma vantagem competitiva em um mercado em constante evolução.


🔥 Recomendado para voçê 🔥