Mundo

Queda de energia atinge toda a Península Ibérica; regiões mergulhadas na escuridão

A operadora de rede espanhola Red Eléctrica comunicou, na segunda-feira (28/4), que a falta de energia elétrica impactou toda a Península Ibérica, que inclui países como Portugal e Espanha, além de territórios como Andorra e Gibraltar, com uma população total superior a 50 milhões de habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora pública espanhola RTVE comunicou que uma queda de energia afetou diversas regiões do país por volta das 12h30, horário local, deixando sua redação, o Parlamento espanhol em Madri e estações de metrô em todo o país sem energia.

Moradores de conversas no WhatsApp em bairros de Barcelona e cidades e vilas próximas também relataram a interrupção.

Em Portugal, um país com aproximadamente 10,6 milhões de habitantes, a interrupção afetou a capital, Lisboa, e áreas vizinhas, além das regiões norte e sul do país.

LEIA TAMBÉM!

A distribuidora portuguesa E-Redes declarou que a interrupção ocorreu devido a “um problema com o sistema elétrico europeu”. A empresa alegou ter sido compelida a interromper o fornecimento de energia em áreas específicas para estabilizar a rede.

Não foi possível realizar ligações em redes móveis, ainda que alguns aplicativos permanecessem operacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informações não confirmadas apontaram para a interrupção do funcionamento da linha de metrô de Lisboa. Semáforos no centro da cidade também ficaram inoperantes. As causas do ocorrido ainda são desconhecidas.

Com informações do jornal britânico The Guardian.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile