Queda de temperaturas e aumento das chuvas previsto para o período de 1º a 5
01/05/2025 7h04

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência de frio que afetou as regiões Sul e Sudeste no início desta semana persiste nesta quinta-feira (1º/5), Dia do Trabalhador. Uma massa de ar frio e seco continua influenciando o clima, causando uma queda significativa nas temperaturas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No Sul, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas devem prosseguir em queda, mantendo a mesma linha de resfriamento. Já no Nordeste, onde a Bahia apresenta cenário de alta instabilidade, o Inmet divulgou alertas de “perigo” e “perigo potencial” para a região, em razão do volume e da intensidade das chuvas previstas.
Alertas
Alertas de nível laranja, que representam “perigo”, foram divulgados para a costa da Bahia e de Aracaju, abrangendo as capitais. A previsão inclui chuvas intensas, com acumulados de 50 a 100 mm em 24 horas, e ventos fortes que podem chegar a 100 km/h.
Outros dois alertas, igualmente na cor laranja, indicam chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia nos mesmos estados, com alto risco de inundações e desmoronamentos.
LEIA TAMBÉM:
● Homem suspeito de assassinar esposa com panelinha de pressão é preso no Rio de Janeiro
● Petistas criticam Lula por nomear indicado ao INSS sem consultar Lupi
● Bolsonaro informa sobre sua saúde após saída da UTI em rede social
Adicionalmente, foram emitidos quatro alertas amarelos, de “perigo potencial” e menor intensidade, para outras áreas da Bahia e de Aracaju. Os avisos apontam para chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, associadas a ventos moderados de 40 a 60 km/h.
O mesmo aviso amarelo também foi emitido para o Norte do país, incluindo o estado do Amazonas, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que persiste em gerar impulsos de umidade na região.
Na Região Sudeste, o tempo continuará frio. A massa de ar frio provocará um declínio ainda mais intenso das temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e sudeste de Minas Gerais. A condição de tempo seco predominará na Região Sul, sem previsão de chuva devido à ausência de umidade e à estabilidade atmosférica.
Fonte: Metrópoles