Queda nas mortes violentas no Brasil levanta preocupações com a atuação da polícia

Mortalidades decorrentes de ação policial totalizaram 3,7% dos homicídios em 2024; o país registrou o menor volume de mortes violentas desde 2011.

24/07/2025 11h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Brasil contabilizou 44.127 mortes violentas intencionais em 2024, o menor volume desde o início da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2011. Os dados constam no 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta 5ª feira (25.jul.2025), e apontam para uma taxa de 20,8 óbitos por 100 mil habitantes, queda de 5,4% em comparação com 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As MVI (mortes violentas intencionais) englobam homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais que levam à morte e óbitos resultantes de intervenção policial. Consulte o relatório completo do anuário (PDF – 16 MB).

Apesar da redução, o Annuário adverte para a manutenção de índices elevados na letalidade policial. Em 2024, 3,7% dos óbitos violentos foram originados por ações de agentes de segurança pública – o que equivale a 1.629 mortes imputadas a policiais civis ou militares.

LEIA TAMBÉM:

Formulário de cadastro

Concentração de violência policial

Em mais de 14 municípios brasileiros, mais de cinquenta por cento dos óbitos violentos foram causados por policiais. Esses locais apresentam vulnerabilidade social, falta de presença estatal e predomínio de ações de confronto armado, conforme o relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados revelam que, apesar das ações policiais letais estarem concentradas em certos territórios, a letalidade continua sendo uma das principais formas de atuação do Estado em áreas periféricas.

Perfil das vítimas

Os resultados indicam que:

O relatório aponta o impacto da violência sobre jovens negros e a persistência de “padrões seletivos de atuação policial”, o que contribui para “a desigualdade racial na segurança pública”.

Cidades com altos índices de violência

A região Nordeste concentra os 10 municípios mais violentos do país. As maiores taxas de mortes violentas foram registradas em:

As taxas menores foram registradas em São Paulo (8,2), Santa Catarina (8,5) e Distrito Federal (8,9). Os estados com os piores índices foram Amapá (45,1), Bahia (40,6) e Ceará (37,5).

Policiais falecidos e suicídio

Em 2024, 126 policiais cometeram suicídio, número superior aos que morreram na folga (124) e em serviço (46). O dado revela um padrão contínuo de sofrimento psíquico entre profissionais da segurança pública e reforça a necessidade de políticas de cuidado com a saúde mental nas corporações.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.