Internacional

Quem é o António Costa, o ex-primeiro-ministro de Portugal que renunciou na terça-feira?


Quem é o António Costa, o ex-primeiro-ministro de Portugal que renunciou na terça-feira?
(Foto Reprodução da Internet)

O ex-primeiro-ministro de Portugal, António Costa, saiu do cargo hoje (7) depois de ter sua casa busada e objetos apreendidos em uma investigação sobre suspeitas de corrupção relacionadas à produção de lítio e hidrogênio verde no país.

Costa é líder do governo com maioria no Parlamento pelo Partido Socialista (PS). Desde 2014, ele é o secretário-geral do PS e lidera o partido.

Continua depois da publicidade

Ele ocupava o cargo de primeiro-ministro havia oito anos, desde 2015, tendo vencido duas reeleições consecutivas.

Costa afirmou que se sentia em paz ao renunciar e declarou que não concorreria novamente ao cargo de primeiro-ministro.

Continua depois da publicidade

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeita sobre a sua integridade, a sua boa conduta e muito menos com a suspeita da prática de qualquer ato criminoso”, afirmou o premiê, que afirmou estar “totalmente disponível para cooperar” com a Justiça.

António Costa nasceu em 1961 e estudou Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Ele também se especializou em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa e exerce a profissão de advogado.

Entre os anos 1990 e início dos anos 2000, Costa ocupou cargos governamentais em Portugal, sendo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Ministro da Justiça.

Ele atuou como deputado e vice-presidente do Parlamento Europeu de 2004 a 2005. Em seguida, de 2005 a 2007, assumiu o cargo de ministro de Estado e da Administração Interna.

Costa também presidiu a Câmara Municipal de Lisboa durante oito anos, entre 2007 e 2015.

Em 2015, o Partido Socialista se aliou a outras siglas de esquerda no país, formando a “geringonça”. Essa parceria permitiu que Costa se tornasse primeiro-ministro.

Ele venceu as eleições novamente em 2019, liderando um governo com poucos assentos. Somente em 2022, quando Costa venceu novamente, o PS conseguiu ter maioria no Parlamento.

O ex-primeiro-ministro é casado com a Fernanda desde 1987 e eles têm dois filhos, um menino e uma menina.


🔥 Recomendado para voçê 🔥