Quem foi o designer do iPhone e qual a sua relevância para a OpenAI?

O designer britânico, com formação em design industrial, Jony Ive ingressou na Apple em 1992 e liderou o desenvolvimento do design de produtos icônicos que influenciaram diversas gerações.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jony Ive, designer renomado por transformar os produtos da Apple, anunciou em conjunto com Sam Altman, CEO da OpenAI, um novo e ousado projeto para criar uma empresa de hardware de inteligência artificial, a io.

Jony Ive foi o principal responsável pelo design de produtos icônicos que influenciaram diversas gerações, incluindo o iMac, iPod, iPhone, iPad e Apple Watch. Com mais de duas décadas na Apple, atuou como principal colaborador de Steve Jobs e liderou uma abordagem de design minimalista que contribuiu para a transformação da Apple em uma das empresas mais valiosas globalmente.

LEIA TAMBÉM!

Em 2019, deixou formalmente a empresa para criar a LoveFrom, um coletivo de design. Atualmente, com um acordo estimado em aproximadamente US$ 6,5 bilhões, conforme informado pelo The Wall Street Journal, Bloomberg e outros meios de comunicação, ele se junta à OpenAI em um projeto ainda misterioso, porém que já atrai a atenção do mercado.

De acordo com a Business Insider, a proposta é criar um dispositivo baseado em inteligência artificial – algo que transcenda smartphones e computadores convencionais. A ideia é desenvolver uma nova interface, mais intuitiva e focada no usuário, que represente um avanço evolutivo na maneira como interagimos com a tecnologia.

A colaboração entre Ive e Altman iniciou há dois anos. Ive criou a io em 2024, reunindo um grupo de especialistas em hardware e software. Com a união, essa equipe se incorporará às equipes de pesquisa e engenharia da OpenAI em São Francisco, enquanto a LoveFrom assume as responsabilidades criativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Altman demonstrou grande empolgação com o projeto, qualificando-o como “a peça de tecnologia mais incrível que o mundo já viu”, e Ive ressaltou que sua trajetória de 30 anos o preparou para este momento de redefinir a interação entre humanos e tecnologia.

Trajetória de Jony Ive

O designer britânico, formado em design industrial, ingressou na Apple em 1992 e se notabilizou com o retorno de Steve Jobs em 1997. Os dois desenvolveram uma linguagem de design minimalista, elegante e funcional. Ive liderou o design de produtos como o iMac, iPod, iPhone, iPad, MacBook Air e Apple Watch, transformando o design em um pilar central da identidade da Apple.

Em 2015, foi designado diretor de design, exercendo influência não apenas nos produtos de hardware e software da Apple, mas também em projetos arquitetônicos como o Apple Park. Em 2019, desligou-se da Apple.

Em 2024, foi estabelecida uma parceria com a OpenAI e o SoftBank. O projeto visa a criação de um novo tipo de dispositivo de inteligência artificial.

Jony Ive transformou o celular em um objeto de desejo com o iPhone, tornando-o um ícone cultural e tecnológico, e a expectativa é que ele possa fazer o mesmo com a IA.

Confira cinco dicas para aumentar a segurança do seu iPhone.

Com informações de Lisa Eadicicco, da CNN.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile