Facebook é obrigado a pagar absurdo para milhares de CPFs
A famosa rede social Facebook, tão amada e consumida por milhares de usuários no mundo todo, acaba de ser obrigada a realizar pagamento absurdo e lista de CPFs como um verdadeiro presente para milhões.
Com a plataforma agora sob comando da bandeira da Meta, uma decisão que repercutiu no cenário jurídico brasileiro condenou o Facebook a desembolsar R$5 mil para cada usuário nacional que teve suas informações expostas em um massivo vazamento de dados.
De acordo com o portal O Globo, a sentença, proferida pela 29ª Vara Cível de Belo Horizonte, engloba duas ações coletivas diferentes protocoladas pelo Instituto Defesa Coletiva, que tratam de vazamento de dados por meio do Facebook, do aplicativo Messenger e do aplicativo WhatsApp, que pertencem à Meta, empresa de Mark Zuckerberg.
Para aqueles que não sabem, o primeiro vazamento aconteceu em setembro de 2018, quando hackers conseguiram burlar a segurança do Facebook e acessar detalhes como nome, telefone e e-mail de 15 milhões de pessoas. Outros 14 milhões de usuários tiveram ainda mais dados acessados: gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento.
Em dezembro, houve um novo vazamento, desta vez de fotos de usuários, além de imagens carregadas, mas não publicadas, nos stories. O número de vítimas ultrapassa 6 milhões de internautas.