Rappi investirá 1,4 bilhão de reais no Brasil e eliminará taxas para restaurantes

A meta é expandir a base de parceiros e fortalecer a atuação em cidades-chave até o ano de 2028.

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Entregadores do Rappi 15/08/2020 REUTERS/Luisa Gonzalez

A Rappi anunciou, na segunda-feira (5), um investimento de R$ 1,4 bilhão na operação brasileira até 2028.

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Cerca de R$ 520 mil, representando 40% do investimento, será destinado à área de restaurantes, com isenção de taxas de intermediação para todos os estabelecimentos, tanto os parceiros existentes quanto os novos, até 31 de julho.

A meta da dispensa de pagamento é alcançar 60 mil restaurantes registrados até 2025. Atualmente, 30 mil restaurantes estão presentes no Rappi.

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A implementação ocorrerá de maneira progressiva em todo o território nacional. Paralelamente, a empresa projeta consolidar sua atuação em mais de 300 municípios brasileiros até 2028.

Em troca da isenção, os restaurantes disponibilizam o Rappi na sua versão mais econômica.

“Não se limita a isentar uma taxa, mas implica em repensar o modelo de maneira transparente. Desejamos ser protagonistas na construção de um delivery mais transparente e eficiente para todos os envolvidos nesse ecossistema”, afirma o CEO do Rappi no Brasil, Felipe Criniti.

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A área de restaurantes representa 20% do volume total do negócio do Rappi, sendo a principal forma como novos usuários acessam o aplicativo, com 80% deles chegando organicamente através dessa categoria.

O governo projeta que a medida incentive novos pedidos pelo aplicativo e aumente o faturamento dos restaurantes parceiros, sem afetar seus lucros.

R$ 364 mil, correspondentes a 28% do investimento, serão destinados ao Rappi Turbo, serviço de entregas ultrarrápidas que já é a segunda maior operação da empresa em escala global. O restante será investido na otimização de processos operacionais, com ênfase em logística e na experiência do usuário.

A Statista, plataforma de pesquisa alemã, aponta que o mercado brasileiro de delivery de comida deve alcançar US$ 21,18 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 7,05%.

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos restaurantes utilizam serviços de delivery.

A 99 retomará no Brasil, em meados deste ano, o serviço de entrega de comida, 99Food, que foi descontinuado em 2023.

A empresa chinesa de entregas Meituan planeja iniciar suas operações no Brasil, com previsão de início no final do ano corrente e no início de 2026.

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Fonte: CNN Brasil

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