Em Viana, Espírito Santo, foi inaugurado nesta quinta-feira, 6, o 15º centro de distribuição da RD Saúde, em continuidade ao plano de expansão logística da empresa. O projeto, com investimento de quase R$ 80 milhões, visa otimizar a eficiência operacional e a experiência de abastecimento das farmácias parceiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este é o primeiro centro de distribuição automatizado da RD Saúde.
Expansão e Objetivos da RD Saúde
Segundo Renato Raduan, CEO da companhia, a iniciativa tem como objetivo inaugurar um novo centro de distribuição anualmente. A operação inicial tem como foco abastecer cerca de 200 farmácias localizadas entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
A RD Saúde possui atualmente mais de 3 mil farmácias distribuídas por todo o Brasil, com o objetivo de lançar mais 300 novos centros de distribuição ao longo do ano.
Tecnologias e Automação
O novo centro de distribuição ocupa uma área de 8 mil metros quadrados e é equipado com robôs autônomos. A automação utiliza dois tipos de robôs: AMRs (Autonomous Mobile Robots), responsáveis por transportar estantes inteiras, e ACRs (Autonomous Case-handling Robots), que operam verticalmente para selecionar e mover caixas com precisão.
Essa combinação de tecnologias visa aumentar a produtividade, reduzir erros operacionais e otimizar o adensamento de estoque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultados Esperados e Análise do Mercado
A implementação da automação deve resultar em um aumento de 75% na produtividade, 99% de redução de erros operacionais e o dobro de adensamento de estoque. A entrada da RD Saúde no segmento farmacêutico, através da No entanto, analistas consideram que a RD Saúde deve manter sua posição competitiva com base na sua rede física e na cobertura de entregas.
