Esportes

Rebeca Andrade e Marcus D’Almeida ganham o Prêmio Brasil Olímpico 2023


Rebeca Andrade e Marcus D’Almeida ganham o Prêmio Brasil Olímpico 2023
(Foto Reprodução da Internet)

Marcus D’Almeida e Rebeca Andrade foram os vencedores do Troféu Rei Pelé, prêmio dado ao Atleta do Ano 2023 durante a 24° edição do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (15).

A ginasta Rebeca Andrade ganhou o prêmio pela terceira vez seguida. Nenhum outra atleta mulher tinha conseguido isso antes.

Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia), Bia Haddad (tênis), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Filipe Toledo (Surfe) também concorreram ao prêmio, na Cidade das Artes.

Em 2023, o Brasil teve uma ótima participação no Pan de Santiago, conquistando 205 medalhas. Agora, o objetivo é superar as 21 medalhas olímpicas conquistadas em Tóquio, nas Olimpíadas de Paris. Até agora, o Time Brasil já garantiu 150 vagas para os próximos jogos. O presidente do COB, Paulo Wanderley, acredita que teremos um bom desempenho em 2024, baseado no histórico do Brasil nos anos pré-Paris.

Nesta edição, o prêmio para o Atleta do ano passou a ser chamado de Rei Pelé, em homenagem ao falecido atleta. É interessante observar que Pelé nunca participou das Olimpíadas. O filho de Pelé, Edinho, compareceu à premiação e comentou que tem participado de várias homenagens pelo aniversário da morte do pai, mas esta foi uma das mais importantes em reconhecimento ao jogador. Ele considera que foi a homenagem mais incrível e adequada, pois está relacionada ao esporte e Pelé era o maior esportista do Brasil.

A voleibolista Walewska de Oliveira, que faleceu em 2023, recebeu uma homenagem durante a cerimônia.

Outras categorias

Chiaki Ishii, ex-judoca, ganhou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por sua contribuição no esporte e por ser o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica na modalidade. Nascido no Japão, ele se tornou brasileiro naturalizado. Ishii conquistou a medalha de bronze nos jogos de Munique, em 1972.


🔥 Recomendado para voçê 🔥