Rebelo afirma que a Marinha não possui a estrutura necessária para gerenciar um território
Ex-ministro da Defesa compareceu ao STF para depor como testemunha em favor de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.
O ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo declarou que a Marinha não possui a capacidade de controlar o território nacional, durante depoimento no Supremo Tribunal Federal no âmbito de uma denúncia de tentativa de golpe de Estado.
Rebelo testemunhou em favor de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, que é acusado de ter disponibilizado as forças militares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a eleição de 2022.
Rebelo foi interrogado pelo advogado de Garnier, Demésthenes Torres, acerca da situação estrutural da Marinha no Brasil.
Leia também:
Arthur Lira critica atuação do STF e defende autonomia do Congresso em relação ao Orçamento
Justiça Argentina Determina Extradição de Brasileiros Condenados no Caso 8 de Janeiro
Ministro Gilmar Mendes Defende Caducidade de Trecho da Lei de Impeachment
De fato, impedindo qualquer chance da Marinha exercer controle territorial, o que demandaria uma formação que ela não possui, a menos que fosse na época do Tratado de Tordesilhas, quando o Brasil era uma área costeira muito próxima. A atuação da Marinha é bastante restrita para qualquer operação que esteja em discussão atualmente.
Em janeiro do ano anterior, Rebelo afirmou em entrevista que a tentativa de golpe era uma “fantasia” propagada por petistas para sustentar a polarização política.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)