Recapeamento da rodovia Anhanguera-Bandeirantes alcança 45% da conclusão e segue até 2026

Aplicações de massa asfáltica em rodovias paulistas totalizaram 470 mil toneladas, promovendo a criação de 791 empregos.

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(Imagem de reprodução da internet).

As obras de recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes alcançaram 45,7% de conclusão, conforme relatório de abril apresentado à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O projeto visa a recuperação de 2.689 km de faixas de rolamento, distribuídos em 317 km de rodovias, com previsão de término em 2026. Trata-se de um dos maiores trabalhos de recuperação de pavimento executados na malha estadual.

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As melhorias integram o SP Para Toda Obra, programa que abrange mais de 1.500 obras entregues, em andamento ou com ordem de serviço já expedida, cobrindo mais de 22.300 km de estradas em todas as regiões do Estado. Trata-se de obras de duplicação, modernização, recuperação e construção de novos trechos rodoviários, além de contornos urbanos, acessos e travessias, promovendo integração entre o interior, o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo.

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Com investimento de R$ 1 bilhão, o recapeamento da rodovia Anhanguera-Bandeirantes contempla melhorias estruturais, nova sinalização e medidas em prol da sustentabilidade. O objetivo é aumentar a vida útil do pavimento, otimizar a segurança no trânsito e diminuir os impactos ambientais.

Atualmente, 14 frentes de trabalho estão operando, majoritariamente no período noturno (das 22h às 5h), para reduzir os inconvenientes no trânsito. As obras já proporcionaram 791 empregos diretos e indiretos.

Até o momento, foram aplicadas 470,2 mil toneladas de massa asfáltica, com a meta de atingir 1 milhão de toneladas, incluindo 54 toneladas de asfalto com borracha reciclada, provenientes de 520 mil pneus. Ao término da obra, mais de 1,3 milhão de pneus inservíveis serão reaproveitados. Além disso, estão sendo utilizadas 64.800 toneladas de material fresado, retirado do pavimento antigo.

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A sinalização prevê a pintura de 39.500 m², área equivalente a cinco campos de futebol, e a substituição de cerca de 500 mil tachas refletivas, elevando a visibilidade e a segurança nas rodovias.

SP para toda obra

A iniciativa, que deve ser expandida, abrange 22.300 km – o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções incluem rodovias, estradas estaduais, rodovias concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1.500 obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do estado.

O investimento totaliza R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e a iniciar, em rodovias públicas e concedidas.

Com informações da Agência São Paulo.

Fonte: Poder 360

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