Reclamações por ressarcimento ao INSS ultrapassam a marca de 1 milhão

Aposentados e pensionistas questionam deduções incorretas.

15/05/2025 22h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram mais de um milhão de solicitações de reembolso por descontos não autorizados promovidos por associações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1.051.238 beneficiários registraram a reclamação na plataforma Meu INSS ou no canal 135 de atendimento telefônico.

17.963 pessoas relataram que o desconto foi aprovado. O balanço foi divulgado na tarde de quinta-feira, 15, pelo INSS, com dados consolidados até as 17h.

LEIA TAMBÉM:

Este é o segundo dia de funcionamento do serviço que possibilita ao beneficiário verificar os descontos aplicados nos últimos anos e informar se foram devidamente autorizados, dando início a um processo administrativo para a restituição dos valores.

São 41 entidades associativas questionadas nesses lançamentos, incluindo todas que possuíam ou possuíam algum credenciamento com o órgão para obter o desconto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de nove milhões de segurados iniciaram a ser notificados desde terça-feira 13 sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

Investigação

Os descontos estão sob investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União, que apuram a atuação de organizações criminosas para fraudar benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS.

Desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores de desconto. O prazo para solicitar o reembolso, caso haja, é indeterminado.

As entidades que tiverem seus descontos questionados por um segurado deverão apresentar uma documentação específica, no prazo de 15 dias úteis, para demonstrar a adesão voluntária do beneficiário aos descontos ou realizar o pagamento do valor devido.

No momento do pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para eventual devolução à conta do segurado. Essas organizações podem utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

A partir da última semana, quem não recebeu descontos proporcionais recebeu a mensagem: “Não houve aplicação de descontos em seu benefício”.

Golpes são fraudes que visam enganar pessoas para obter vantagens financeiras ou informações pessoais. Os golpistas utilizam diversas artimanhas, como falsas ofertas, promessas de ganhos fáceis e informações pessoais, para aplicar seus golpes. É importante estar atento e des

O INSS informa que não realiza ligações telefônicas nem envia mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outros canais não oficiais para comunicar sobre descontos de entidades associativas.

É necessário aumentar a atenção com fraudes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será realizado unicamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […]. Recomenda-se evitar cliques em links duvidosos e não divulgar informações pessoais caso receba ligações.

As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais com símbolo de conta verificada.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de atendimento 135.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.