Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Opinião
  3. Região serrana enfrenta risco de transformação em áreas desérticas no norte e oeste do estado do RJ

Região serrana enfrenta risco de transformação em áreas desérticas no norte e oeste do estado do RJ

O desmatamento destruiu os importantes sistemas de regulação hídrica representados pelas florestas, gerando erosão, inundações e secas intensas.

Por: Redação ZéNewsAi

24/07/2025 13:32

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A inclusão, em termos legais, dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense no mapa do semiárido brasileiro, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, gera diversas reflexões. Positivamente, os agropecuaristas terão acesso a benefícios excepcionais que antes eram inacessíveis. E negativamente, podemos analisar essa questão em conjunto.

Uma primeira questão seria se os benefícios decorrentes da nova lei tendem a melhorar ou agravar o cenário climático na região. Sabemos que a questão climática é global, mas que seus impactos nos níveis local e regional são muito diferenciados. Sabemos também que nessas duas regiões, originalmente situadas nos biomas Mata Atlântica e Costeiro, as secas mais severas — que assolam regiões de climas os mais diversos, assim como as grandes inundações — foram como que convidadas pelo tipo de uso da terra no território em questão. É preciso marcar: foram o desmatamento e a drenagem excessiva de lagoas que tornaram a região semiárida! Diante disso, qual é a resposta da sociedade representada pelo poder público? Ampliar o apoio à atividade agropecuária — uma solução controversa, que não mexe na questão de fundo, que é ambiental.

A questão da seca no norte e oeste do estado do Rio de Janeiro reside no solo e não na atmosfera. Seria impressionante observar um filme com relatos de viajantes europeus que passaram pela região, como Maximiliano de Wied-Neuwied (1782-1867), Auguste Saint-Hilaire (1779-1853), Hermann Bursmeister (1807-1892) e Jacob Tschudi (1818-1889), conforme mencionado por um dos autores deste artigo.

Leia também:

MrBeast Revoluciona o Mercado de Chocolates com a Feastables no Brasil!

MrBeast Revoluciona o Mercado de Chocolates com a Feastables no Brasil!

Reforma do Ensino Médio: Críticas e Desafios nas Redes Estaduais

Reforma do Ensino Médio: Críticas e Desafios nas Redes Estaduais

Bolsonarismo: o sabor amargo da exploração do sofrimento dos outros

Bolsonarismo: o sabor amargo da exploração do sofrimento dos outros

Seus registros escritos evidenciam o entusiasmo com as florestas locais e o alerta quanto aos impactos de sua destruição por incêndio e pelo uso de ferramentas de corte. A região não era, originalmente, árida como no semiárido. O desmatamento contínuo eliminou o importante controlador de águas que representavam as florestas, gerando erosão, assoreamento, inundações e secas intensas. Adicionalmente, a drenagem excessiva removeu importantes reservas de água doce, desencadeando um processo de ressecamento contínuo em certas áreas. Isso ocorreu principalmente para atender às necessidades de usinas e disponibilizar terras para a agricultura e a pecuária.

Essa reflexão deve estimular a sociedade regional a não se opor aos agropecuaristas fluminenses — que, em última análise, têm o direito de participar do jogo político e defender seus interesses –, mas a se organizar em torno de pautas que atendam à exigência civilizacional do nosso tempo. Se aplicado de forma isolada, sem estar associado a outras ações, o projeto de lei aprovado pode aprofundar ainda mais a semiaridez. Como assegurar que isso não ocorra? Quais são as perspectivas de uma política governamental que destine recursos para recriar áreas úmidas na Baixada Campista e reflorestar pontos críticos na região serrana? Quais são os compromissos dos representantes políticos da região com uma agenda que corrija — ou pelo menos comece a corrigir — a desigualdade na imposição dos custos ambientais aos diferentes segmentos da população?

A situação política no Brasil e no mundo tem sido instável e volátil. Diante do avanço de grupos contrários às questões socioambientais, seus líderes realizam manobras que dificultam a permanência de apoiadores com senso crítico. Essa realidade possibilita a formação de novos acordos, parcerias e pautas. É necessário desenvolver uma habilidade política coletiva para construí-las.

Este é um artigo de opinião e não representa necessariamente a linha editorial do Brasil do Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
reflorestamentoRio de Janeirosecasemiárido
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

● CNH Simplificada: Novas Regras Entram em Vigor e Podem Isentar Renovação!

09/01/2026 15:03 | 2 min de leitura

● Trabalhadores em Risco: HRCA Consultoria Alerta para Aumento da Radiação Solar no Brasil em 2026

09/01/2026 16:03 | 2 min de leitura

● Recife em Crise: Aumento Explosivo de 60,8% em Tarifas de Aplicativos!

09/01/2026 15:05 | 1 min de leitura

● Lula Exalta Acordo Europeu: Dia Histórico para o Comércio Global!

09/01/2026 14:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!