Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB, faleceu aos 81 anos nesta sexta-feira (3/11). Ele estava no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde recebia tratamento para um câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reginaldo de Castro nasceu em Anápolis, Goiás, em 1942. Ele se mudou para Brasília nos anos 60 e lá se formou em direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1967. Ele também se juntou ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
O jurista ficou à frente da OAB de fevereiro de 1998 a janeiro de 2001. Durante esse período, um de seus principais trabalhos foi a construção da nova sede em Brasília. Em 1998, Reginaldo de Castro convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para criar o projeto do prédio, e ele acabou aceitando e criando a planta.
LEIA TAMBÉM!
● Tribunal determina que o governo restaure equipamentos de fiscalização em rodovias federais
● Decisão judicial determinará o destino do réu no caso de morte de Vitória, na região metropolitana de SP
● Mulher detida sob suspeita de usar hormônio e subtrair dinheiro de visitantes britânicos em Copacabana
A OAB inaugurou sua nova sede em 12 de dezembro de 2000, em Brasília, no Setor de Autarquias Sul. Na ocasião, Reginaldo de Castro afirmou que era importante oferecer melhores condições de trabalho para os advogados, principalmente os que vêm de outros estados.
O presidente da OAB, Beto Simonetti, se solidarizou com os familiares de Reginaldo de Castro e determinou luto de uma semana na instituição.
“Pessoalmente, é um dia muito triste. O legado do presidente Reginaldo Oscar de Castro para a advocacia ainda será dimensionado de acordo com sua real grandeza pela história. Mas posso testemunhar que ele inspirou diversas gerações de colegas, inclusive a minha”, afirmou Simonetti.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE