Regularização eleitoral deve ser concluída até 19 de maio

Regularização impede a exclusão do título de eleitor.

11/05/2025 6h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Eleitores em todo o país com pendências na Justiça Eleitoral têm até 19 de maio para regularizar a situação e evitar o cancelamento do título eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prazo se aplica a eleitores que não votaram em três eleições seguidas, sem apresentar justificativa para a ausência na votação e sem quitar as multas por não comparecer às urnas.

Segundo o TSE, aproximadamente 5,3 milhões de eleitores se encontram nessa situação.

Leia também:

A falta de regularização das pendências implica no cancelamento do título de eleitor pela Justiça Eleitoral. Essa situação pode acarretar outras restrições, incluindo a impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino ou assumir cargo público após aprovação em concurso.

Regularizar

A regularização é realizada presencialmente nos cartórios eleitorais, através do site da Justiça Eleitoral na internet ou pelo aplicativo eTítulo. Para verificar se o cidadão está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, deve clicar no menu “Consultar a situação eleitoral”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As penalidades eleitorais por falta de votação podem ser pagas por meio de boleto, Pix ou cartão. O acompanhamento do pedido de regularização é realizado eletronicamente.

O voto não se aplica a menores de 18 anos e maiores de 70 anos.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.