Reino Unido suspende negociações comerciais com Israel devido à escalada em Gaza
O governo britânico chamou o embaixador de Israel e considera a ofensiva em Gaza como “intolerável”, elevando a pressão internacional sobre o país.

O Reino Unido suspendeu as negociações para um acordo de livre comércio com Israel, em razão da intensificação do conflito na Faixa de Gaza. A decisão seguiu a manifestação do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, sobre o choque com a situação na região.
O governo britânico considerou a ofensiva militar israelense como “intolerável” e solicitou que o embaixador de Israel em Londres fornecesse explicações. Essa ação marca a primeira punição imposta por um país aliado a Israel nesta etapa do conflito.
A ação do Reino Unido segue uma carta aberta divulgada pelos governos do próprio Reino Unido, França e Canadá. No documento, os três países, tradicionalmente aliados de Israel, reiteraram o direito de defesa israelense contra os ataques do Hamas, mas criticaram a desproporcionalidade da atual ofensiva militar.
Leia também:

Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”

Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país

Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
A pressão internacional sobre o governo israelense tem crescido consideravelmente, apesar da recente retomada da assistência humanitária na Faixa de Gaza. A ONU informou que aproximadamente 100 veículos receberam permissão para entrar no território palestino, após 11 semanas de bloqueio completo.
A posição de Israel
O governo israelense mantém sua alegação de legítima defesa, conforme admitido pelo direito internacional. As autoridades israelenses sustentam que o conflito pode cessar prontamente se o Hamas entregasse suas armas, abandonasse o controle de Gaza e soltasse todos os sequestrados.
Paralelamente, divulgam-se informações sobre negociações iniciais para um possível acordo de paz entre as partes. Contudo, a situação segue instável, com o incremento da pressão internacional sobre Israel e a persistência dos conflitos na região.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)