Relação entre Brasil e China “nunca foi tão necessária”, afirma Lula

Em Pequim, Lula declara que os dois países “estão comprometidos em unir esforços para combater o unilateralismo e o protecionismo”.

13/05/2025 9h23

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13.mai.2025) que o relacionamento entre Brasil e China “nunca foi tão necessário”. A declaração foi feita ao lado do líder chinês, Xi Jinping (PCCh), durante a cerimônia de assinatura de mais de 30 acordos entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há anos, a ordem internacional já demanda reformas profundas. Nos últimos meses, o mundo se tornou mais imprevisível, mais instável e mais fragmentado. China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo.

Segundo Lula, a América Latina e o Caribe são uma das regiões que mais sofre nesse cenário. Declarou que “guerras comerciais não têm vencedores” e “elevam os preços, deprimem as economias e corroem a renda dos mais vulneráveis”.

Leia também:

China e Estados Unidos estabelecem um período de 90 dias para a redução de tarifas sobre produtos importados, conforme anunciado em uma declaração conjunta divulgada na segunda-feira (12.mai).

A partir de 14 de maio, os Estados Unidos diminuirão temporariamente as tarifas sobre produtos chineses, que atualmente estão em 145%, para 30%, e a China reduzirá suas taxas sobre produtos importados dos EUA, que estão em 125%, para 10%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula afirmou que o presidente Xi Jinping e ele defenderam um comércio justo e baseado nas regras da Organização Mundial do Comércio.

Superar a estupidez dos conflitos armados também é pré-requisito para o desenvolvimento, declarou o petista.

O documento “Entendimentos Comuns entre o Brasil e a China para uma Resolução Política da Crise na Ucrânia” propõe um diáamplo que possibilite o retorno da paz na Europa. O autor afirmou que a humanidade se encolhe diante das atrocidades em Gaza e que a paz só virá com um Estado da Palestina independente e viável, coexistindo com Israel.

Citando a relação entre Brasil e China, Lula afirmou que “as sinergias estabelecidas entre os projetos de desenvolvimento mostram que dois grandes países emergentes podem cooperar e obter benefícios mútuos”. Afirmou ainda que “nunca um número tão grande de projetos foi discutido de maneira sistemática em tão pouco tempo”.

Lula afirmou que discutiu com Xi a mobilização de recursos financeiros para projetos de infraestrutura, sustentabilidade e energia.

:

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.