Remédios caseiros para nariz entupido: o que ajuda a aliviar a congestão

Especialistas apresentam três ações eficazes e os cuidados necessários ao buscar alívio para o problema em casa, sem recorrer a medicamentos.

01/07/2025 5h36

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Congestão Nasal: Causas, Tratamentos e Cuidados

O nariz enfiado, também conhecido como congestão nasal, é um sintoma frequente em gripes, resfriados, rinite alérgica e sinusites. Ele acontece quando os vasos sanguíneos e tecidos nasais inflamam, dificultando a circulação do ar. Apesar de existirem medicamentos específicos para aliviar a obstrução, algumas medidas caseiras podem ajudar a desobstruir o nariz naturalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, especialistas explicam o que funciona e quais cuidados devem ser tomados ao tentar aliviar o problema em casa e sem o uso de medicamentos.

Inalação com vapor

A inalação de vapor é uma das formas mais eficazes de aliviar o nariz entupido. O vapor ajuda a umidificar as vias aéreas e reduzir a inflamação.

LEIA TAMBÉM:

Para potencializar o efeito descongestionante, é possível adicionar algumas gotas de óleos essenciais como eucalipto ou hortelã. No entanto, esses óleos devem ser evitados por pessoas com alergias respiratórias ou crianças pequenas.

A inalação de vapor utilizando o nebulizador adequado não apresenta risco ao paciente. Contudo, o uso de métodos caseiros pode causar queimaduras, irritação das vias respiratórias e até câncer, dependendo da substância misturada para inalação, explica a otorrinolaringologista Gabriela Pilon Meira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o excesso de umidade no ar pode favorecer o crescimento de fungos, o que agrava os sintomas respiratórios em pessoas alérgicas.

Lavagem nasal com soro fisiológico

A lavagem nasal é uma técnica segura e bastante recomendada pelos médicos. Ela ajuda a remover o excesso de secreção, alérgenos e impurezas.

A lavagem nasal remove toda a secreção das narinas e também dos seios paranasais, prevenindo sinusites devido ao acúmulo de secreção nessa região. Pessoas com desvios de septo ou alterações na anatomia nasal podem ter mais dificuldade em ver o soro sair do lado oposto; o importante é nunca usar muita velocidade ou forças excessivas para a introdução do soro, detalha Mayara Monice, especialista em fisioterapia respiratória pediátrica e neonatal.

A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser realizada diariamente. A frequência varia de acordo com a umidade do ar e a quantidade de secreção existente. Em casos de gripes, resfriados ou sinusites, quando há maior produção de secreção, o recomendado é fazer até três lavagens por dia, explica Daniel Destailler, otorrinolaringologista e chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Tomar banho quente

Tomar um banho quente pode ajudar a aliviar a congestão nasal. Isso ocorre porque o vapor da água no ambiente fechado facilita o fluxo do muco nasal, permitindo que ele seja eliminado mais facilmente.

Mais uma sugestão é posicionar uma toalha úmida no ambiente, como no quarto, para auxiliar na umidificação do espaço.

Quando você precisar consultar um médico

Se o congestionamento nasal persistir por mais de 10 dias e ocorrerem outros sintomas, pode indicar uma infecção bacteriana ou complicações que necessitam de tratamento específico.

“Se persistir por mais de uma semana, ou vier acompanhado de febre, dor facial intensa, dificuldade para respirar, edema ocular ou outros sinais de infecção, deve ser avaliado”, acrescenta Meira.

Ademais, o uso excessivo de descongestionantes nasais de farmácia pode piorar a situação, gerando um efeito contrário. Por essa razão, mesmo com remédios caseiros, o acompanhamento profissional é sempre recomendado em casos persistentes.

Um erro comum é assoar o nariz com muita força, o que pode causar sangramentos e até dor de ouvido reflexa. Além disso, o uso contínuo de descongestionantes tópicos é prejudicial. O uso excessivo pode levar à rinite medicamentosa, além de apresentar riscos cardiovasculares, explica Destailler.

É possível ou não assoar o nariz durante a gripe? Entenda.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.