Residência ancestral expõe os últimos instantes de um grupo familiar em Pompéia

Estudos revelam que quatro indivíduos, entre eles uma criança, buscaram abrigo do estouro do Monte Vesúvio em 79 d.C., empregando móveis para selar a porta de um cômodo.

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(Imagem de reprodução da internet).

Escavações revelaram que quatro indivíduos, entre eles uma criança, em Pompeia, utilizaram móveis para selar a porta de um cômodo e se proteger do estouro do Vesúvio em 79 d.C.

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O imóvel passou a ser seu espaço de descanso definitivo, conforme nova pesquisa divulgada em abril no E-Journal das Escavações de Pompeia.

Durante a erupção devastadora, o vulcão lançou gases venenosos e cinzas ardentes no ar, extinguindo gradualmente a maior parte da população da cidade. Cinzas e rochas vulcânicas, conhecidas como pedra-pomes, então cobriram Pompeia e seus habitantes, preservando sombriamente os últimos instantes das vítimas por milênios.

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A equipe de escavação realizou a descoberta durante a investigação da Casa de Hele e Frixo, nomeada em razão de uma pintura mitológica encontrada na residência.

Pesquisadores examinaram parcialmente as áreas frontais da casa entre 2018 e 2019, contudo, a equipe do novo estudo revisitou o local nos últimos anos, expondo um terço do edifício em preparação para restaurá-lo e abri-lo ao público, afirmou Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia.

Zuchtriegel afirmou em comunicado que “Escavar e visitar Pompeia significa confrontar-se com a beleza da arte, mas também com a precariedade de nossas vidas”.

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A investigação também mostrou que a casa estava em reforma durante a erupção e, ironicamente, a própria arte que dá nome à casa reflete os eventos trágicos que ocorreram nela, afirmaram os pesquisadores.

Uma imagem suspensa no instante.

As escavações revelaram um átrio com uma bacia de coleta de água, um salão de banquetes com paredes ricamente decoradas, uma sala com abertura central para a água da chuva e o quarto.

Pequenos destroços vulcânicos provavelmente precipitaram como chuva através da abertura durante as fases iniciais da erupção, levando as quatro pessoas dentro da casa a correrem para o quarto e a bloqueá-lo com uma cama para se protegerem.

À medida que a erupção persistia, os pesquisadores acreditavam que os habitantes afastaram a cama da porta e buscaram uma rota de fuga.

O estudo observou que a chegada da primeira nuvem piroclástica que atingiu a antiga cidade ou o colapso de partes dos andares superiores pode ter causado a morte das quatro vítimas.

Nuvens piroclásticas, ou uma densa mistura de cinzas, gases e rochas dispersos durante uma erupção vulcânica, provocaram uma avalanche escaldante e rápida de detritos que preencheu a casa, afirmou Zuchtriegel. A equipe realizou um molde da cama após identificar espaços vazios deixados pela decomposição da estrutura da cama e despejou gesso dentro dela para preservar sua forma.

Aquele cenário é apenas um dos inúmeros exemplos que recordam o terror e a angústia vivenciados pelos habitantes de Pompeia ao buscarem refúgio, ele acrescentou.

“Muitas pessoas buscaram refúgio em pequenos cômodos de edifícios, presumivelmente porque se sentiam mais seguros e protegidos do que em áreas abertas expostas ao material vulcânico que caía”, declarou Zuchtriegel. “Apenas no último ano, identificamos algumas vítimas que se barricaram no estreito corredor de entrada da Casa dos Pintores em Trabalho. Tendo fechado as portas em cada extremidade do corredor, devem ter acreditado e esperado que estariam protegidos.”

Na Casa do Thiasus, um jovem e uma mulher mais velha trancaram a janela e a porta de um cômodo minúsculo para se abrigar, restando então presos ali.

Contudo, algumas horas após a erupção, as vítimas ficaram aprisionadas quando a pedra-pomes se acumulou externamente, impedindo qualquer caminho de fuga se decidissem escapar.

Um lamento doloroso.

Na residência onde quatro indivíduos foram investigados no recente estudo, uma parede central na sala de jantar apresenta um afresco de Frixo e sua irmã Hele, da mitologia grega. Segundo a lenda, Hele e Frixo escapam de sua madrasta implacável Ino, utilizando um carneiro com crina de ouro para voar. Contudo, durante a fuga, Hele cai em um trecho marítimo, que recebeu o nome de Helesponto em sua memória – atualmente conhecido como Dardanelos ou Estreito de Galípoli, na Turquia.

A pintura retrata o instante em que Helle estende a mão para Frixo solicitando auxílio.

Zuchtriegel afirmou que a história antiga provavelmente não possuía mais valor religioso para os habitantes de Pompeia, servindo apenas como decoração e demonstração de status. Contudo, em retrospecto, ela reflete os momentos desesperadores vividos pelas pessoas presas nas casas durante a erupção.

A identificação de um grupo de pessoas, que poderiam corresponder a apenas alguns dos residentes, se aferrando à esperança de sobrevivência diante do horror e da tragédia, como a própria Hele, no relato que dá nome à casa, tenta em vão se agarrar ao seu irmão gêmeo, afirmou ele por e-mail.

“Ao escavarmos, tudo o que encontramos é uma surpresa e, em Pompeia, essas surpresas vêm na forma de fragmentos e pistas que podem contar histórias muito pessoais, mas também iluminar a experiência coletiva de perda e desastre, em conjunto com a esperança e as aspirações da população”, acrescentou Zuchtriegel.

As residências variadas de Pompéia

A eliminação de rodapés, ornamentos faltantes e trechos de construção removidos na entrada indicam que a residência estava em processo de reforma — contudo, a intervenção não foi suficientemente intensa para impedir que as pessoas residissem ali ou buscassem abrigo durante a erupção. A casa ainda apresentava diversos objetos requintados e bem decorada, afirmou Zuchtriegel.

Além dos restos humanos, a equipe também descobriu uma bula de bronze, um amuleto empregado por rapazes até alcançarem a idade adulta.

Fornos — jarros com duas alças — foram encontrados em um espaço que servia como despensa. Alguns dos jarros continham garum, um molho de peixe intenso que era habitual na época. Os pesquisadores também identificaram um conjunto de utensílios de bronze, incluindo uma taça em forma de concha, um vaso em forma de cesta, uma concha e um jarro com uma alça.

Cada casa em Pompeia é única, afirmou Zuchtriegel. Cada uma possui suas peculiaridades, suas decorações singulares e seu conjunto individual de objetos que refletem as escolhas e gostos pessoais, assim como as fortunas e, evidentemente, os infortúnios de seus antigos moradores. A Casa de Hele e Frixo era bastante pequena, mas apresentava pinturas notáveis, que revelam a ambição dessas pessoas de ascender na hierarquia social. Ao mesmo tempo, eles precisavam ter cautela para não perder seu status.

Estátuas incomuns em tamanho real são encontradas em tumba de Pompeia.

Fonte: CNN Brasil

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