Resolução de guerra de Israel está pronta para votação, segundo embaixadora dos EUA no Conselho de Segurança
22/12/2023 às 1h45
Os Estados Unidos estão prontos para votar uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Guerra de Israel, após vários adiamentos, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, na noite de quinta-feira (21).
“Quero apenas contar que nos esforçamos muito durante a última semana trabalhando com os Emirados Árabes Unidos, outros países e o Egito para chegar a uma solução que possamos apoiar. Agora temos essa solução e estamos prontos para votar”, disse Thomas-Greenfield aos repórteres.
A diplomata fez a declaração após uma reunião a portas fechadas em que o Conselho de Segurança decidiu adiar novamente a votação da resolução que pede pela suspensão dos combates entre Israel e o Hamas e maior envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
A votação do texto está programada para acontecer nesta sexta-feira, dia 22.
Thomas-Greenfield não compartilhou como votará, mas disse “será uma resolução, se for apresentada como está, que podemos apoiar”.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
O texto falará sobre ajuda humanitária e apoiará o desejo do Egito de garantir a implementação de um plano de apoio à ajuda humanitária, de acordo com a embaixadora.
Os Estados Unidos já votaram contra na Assembleia-Geral da ONU a um apelo por um cessar-fogo na guerra de Israel e, no início deste mês, vetaram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que incluía a palavra “cessar-fogo” no texto.
O vice embaixador dos Estados Unidos na ONU, Robert Wood, explicou ao Conselho de Segurança que o veto foi devido à falta de menção aos ataques do Hamas em 7 de outubro no projeto.
Os Estados Unidos, como um dos cinco membros permanentes do Conselho, têm o poder de vetar uma resolução, o que significa que a resolução não será aprovada.