Internacional

Resolução de guerra de Israel está pronta para votação, segundo embaixadora dos EUA no Conselho de Segurança


Resolução de guerra de Israel está pronta para votação, segundo embaixadora dos EUA no Conselho de Segurança
(Foto Reprodução da Internet)

Os Estados Unidos estão prontos para votar uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Guerra de Israel, após vários adiamentos, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, na noite de quinta-feira (21).

“Quero apenas contar que nos esforçamos muito durante a última semana trabalhando com os Emirados Árabes Unidos, outros países e o Egito para chegar a uma solução que possamos apoiar. Agora temos essa solução e estamos prontos para votar”, disse Thomas-Greenfield aos repórteres.

Continua depois da publicidade

A diplomata fez a declaração após uma reunião a portas fechadas em que o Conselho de Segurança decidiu adiar novamente a votação da resolução que pede pela suspensão dos combates entre Israel e o Hamas e maior envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

A votação do texto está programada para acontecer nesta sexta-feira, dia 22.

Continua depois da publicidade

Thomas-Greenfield não compartilhou como votará, mas disse “será uma resolução, se for apresentada como está, que podemos apoiar”.

O texto falará sobre ajuda humanitária e apoiará o desejo do Egito de garantir a implementação de um plano de apoio à ajuda humanitária, de acordo com a embaixadora.

Os Estados Unidos já votaram contra na Assembleia-Geral da ONU a um apelo por um cessar-fogo na guerra de Israel e, no início deste mês, vetaram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que incluía a palavra “cessar-fogo” no texto.

O vice embaixador dos Estados Unidos na ONU, Robert Wood, explicou ao Conselho de Segurança que o veto foi devido à falta de menção aos ataques do Hamas em 7 de outubro no projeto.

Os Estados Unidos, como um dos cinco membros permanentes do Conselho, têm o poder de vetar uma resolução, o que significa que a resolução não será aprovada.


🔥 Recomendado para voçê 🔥