Resultado sobre o caso León será divulgado nesta terça-feira (6); confira as informações
Associação mexicana é desclassificada do torneio da Fifa; fato impacta chave do Flamengo.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anuncia nesta terça-feira (6) a decisão final sobre a possibilidade de exclusão de León, do México, do Mundial de Clubes da Fifa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentação do time mexicano ocorreu na Suíça na segunda-feira (5). O resultado afeta o grupo D da Copa do Mundo, que conta com Flamengo, Chelsea, Inglaterra e Espérance, da Tunísia.
O que ocorreu com o León?
O Leão foi eliminado da competição em março deste ano após a Fifa alegar que o time é controlado pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, outro time mexicano que está no Mundial de Clubes.
Leia também:

Liverpool se despede de Alexander-Arnold, contudo, o técnico Slot demonstra confiança no futuro do time

Antony decide, o Betis vence o Fiorentina e se classifica para a final da Conference League

Decisão da Conference League 2025-2026: confira data e local da final
De acordo com o jornal Record, do México, uma declaração enviada pelo León, em papel timbrado com os emblemas das duas equipes, demonstra que ambos são controlados pelo mesmo proprietário.
Nenhum indivíduo ou entidade pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o clube mexicano afirma atender a todos os critérios de participação no Mundial de Clubes. Pachuca e León buscavam comprovar que possuem entidades jurídicas distintas e já iniciaram o processo de separação.
Conheça o que pode ocorrer no Mundial de Clubes
Em 23 de abril, o CAS julgou o recurso do Alajuelense, da Costa Rica, em Madri, na Espanha. O clube apresentou suas alegações para manter a posição no Mundial, caso a exclusão do León seja confirmada.
forma clara
De acordo com a ESPN mexicana, membros do Leão compareceram à reunião na capital espanhola, porém apenas ouviram as alegações do Alajuelense.
No ranking da Fifa, o clube mais bem posicionado que não está qualificado para o Mundial de Clubes é o América-MEX. Contudo, a classificação do clube contrasta com o limite de dois clubes do mesmo país na competição, exceto quando três ou mais conquistarem títulos continentais.
Devido à não obtenção de títulos competitivos nos últimos anos, os Estados Unidos e México foram excluídos. considerando o ranking e o limite de participantes por país, o clube da Costa Rica representaria o continente.
A Fifa acompanha a situação e já anunciou que visa promover um jogo único para determinar o último colocado. O confronto seria entre o América, considerando seu posicionamento no ranking, e o Los Angeles FC, que perdeu a final da Liga dos Campeões da Concacaf em 2023 para o León.
Por que Boca Juniors e River Plate disputam o Mundial.
Fonte: CNN Brasil