O jornal digital Poder360 apresenta, nesta segunda-feira (19.mai.2025), uma seleção dos temas que deverão influenciar a agenda política e do poder nesta semana. O programa Agenda da Semana é publicado semanalmente no canal do jornal digital no YouTube. Inscreva-se aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assista (3min14s):
LEIA TAMBÉM!
Se desejar, leia:
O Produto Interno Bruto de Marrocos.
A semana iniciou com a publicação da prévia do PIB de março pelo BC (Banco Central) nesta segunda-feira (19.mai.2025). O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançou 1,3% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto trimestre de 2024. A íntegra do levantamento (PDF – 146 kB) está disponível.
Tentativa de golpe.
Na segunda-feira (19.mai), o STF iniciou a oitiva de testemunhas da acusação e da defesa do núcleo 1 da tentativa de golpe em 2022. Estão envolvidos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus. O julgamento se estenderá até 2 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia seguinte, a Corte julgará os membros do núcleo 3. Segundo o denunciado pela PGR, o grupo é acusado de planejar ações táticas para implementar o plano de golpe. São 11 militares do exército e 1 agente da Polícia Federal.
Na sexta-feira, dia 23 de maio, o STF julgará mais 19 réus do 8 de janeiro.
Ministros no Congresso
Seis ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão ao Congresso para prestar esclarecimentos.
Na terça-feira (20/mai), Renan Filho, ministro dos Transportes, apresentará à Comissão de Infraestrutura os projetos do órgão nos próximos dois anos; e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, discutirá o caso do asilo diplomático da ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção.
Na quinta-feira (21/mai) haverá uma sessão intensa na Câmara. Quatro ministros de Lula comparecerão a diversas comissões para discutir o futuro de cada ministério: Fernando Haddad, da Fazenda; Camilo Santana, da Educação; Anielle Franco, da Igualdade Racial; e André Fufuca, do Esporte.
O diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, também fornecerá informações à Câmara. Ele abordará a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília.
Brasil e África
Na segunda-feira (19 de maio), Lula se reunirá com delegações africanas para preparar o 2º DiáBrasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. O evento ocorrerá de terça-feira (20 de maio) até quinta-feira (22 de maio). A primeira edição foi realizada em 2010.
Após o encerramento do diána sexta-feira (23 de maio), o presidente Lula se reunirá com João Lourenço, presidente de Angola.
Fonte: Poder 360