Revise os principais trabalhos de Arlindo Cruz

O artista começou sua trajetória musical nos encontros de samba do Cacique de Ramos na década de 1970 e ganhou destaque nacional ao integrar a banda Fun…

08/08/2025 15:53

1 min de leitura

RJ - ARLINDO CRUZ/MORTE - GERAL - Foto de arquivo de 29/04/2008 do músico   Arlindo Cruz, vencedor na categoria   compositor, recebendo o 6º Prêmio Rival   Petrobras de Música, no Teatro Rival,   no centro da cidade do Rio de Janeiro   (RJ). Cantor, compositor e multi-  instrumentista, Arlindo morreu nesta   sexta-feira, 8 de agosto de 2025, aos   66 anos, no hospital Barra D'Or, na   zona oeste do Rio, informou sua mulher   Babi Cruz. O artista sofreu um acidente   vascular cerebral hemorrágico em março   de 2017, que deixou sequelas.     29/04/2008 - Foto: TASSO MARCELO/ESTADÃO CONTEÚDO
RJ - ARLINDO CRUZ/MORTE - GERAL - Foto de arquivo de 29/04/2008 ...

O sambista e compositor Arlindo Cruz, ícone do samba, faleceu na sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. O artista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico em março de 2017 e, desde então, enfrentava as sequelas. Dono de uma voz marcante e de um talento ímpar para o cavaquinho e o banjo, Arlindo Cruz deixa um legado de inúmeras composições que embalaram gerações e se tornaram verdadeiros hinos em todo o Brasil.

Arlindo, nascido em 14 de setembro de 1958 no Rio de Janeiro, começou sua trajetória artística nas rodas de samba do Cacique de Ramos na década de 1970 e ganhou destaque nacional como membro do grupo Fundo de Quintal, permanecendo na formação por 12 anos. Sua produção musical transitou entre o samba e o pagode, estabelecendo-o como uma figura importante na história da música brasileira.

Revise os maiores feitos de Arlindo Cruz

Meu Lugar (2007)

Leia também:

Em “Meu Lugar”, Arlindo Cruz celebra Madureira como um berço da cultura afro-brasileira, enfatizando a religiosidade e o samba. A canção homenageia personalidades e tradições locais, incluindo o jongo e as escolas de samba Império Serrano e Portela. A música descreve o cotidiano animado do bairro e a simplicidade de seu povo, tornando-se uma afirmação de orgulho e pertencimento. É uma homenagem afetiva que eterniza a identidade cultural e a essência do subúrbio carioca.

Bagaço da Laranja

“Bagaço da Laranja” é um samba clássico que expressa a tristeza de um coração desfeito. A música emprega humor e ironia para abordar um relacionamento que não prosperou. A letra narra a história de um homem que se dedicou a alguém, porém foi abandonado, assim como o bagaço de uma laranja.

O que é o amor?

Fonte por: Jovem Pan

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)