Na terça-feira, 13, Robert De Niro recebeu a Palma de Ouro honorária na 78ª edição do Festival de Cannes, em reconhecimento à sua trajetória profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo de mais de 60 anos de carreira, o ator trabalhou com diferentes cineastas e gêneros cinematográficos, e sempre enfatizou seu amor pelo cinema como motivação para seguir atuando. “Acho que não tenho uma ideia formada sobre o que é cinema, penso que é contar histórias, e também como elas podem alcançar as pessoas”, revelou o ator durante homenagem em Cannes.
Para recordar a obra de um dos maiores atores do cinema americano, selecionamos cinco performances memoráveis do ator, além de uma menção especial para os apreciadores de comédia.
LEIA TAMBÉM!
Analise cinco performances notáveis de Robert De Niro.
Táxi-Motorista (1976)
Um dos filmes mais notáveis da década de 1970, “Taxi Driver”, estrelado por Robert De Niro, é considerado um dos trabalhos mais elogiados na filmografia do ator. Dirigido por Martin Scorsese, a obra acompanha o motorista de táxi Travis Bickle, um ex-combatente da Guerra do Vietnã que se torna progressivamente desequilibrado pela própria cidade e isolamento.
O filme obteve diversos prêmios, entre eles a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em 1976 e quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (De Niro) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster). Disponível na Max.
O Irlandês (2019)
Antes de protagonizar a série “Dia Zero” na Netflix, De Niro já havia participado de outra produção premiada do streaming: “O Irlandês”, novamente sob a direção de seu amigo Martin Scorsese, e se tornando sua nona colaboração com o diretor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme retrata a trajetória de Frank “O Irlandês” Sheeran, um sindicalista com ligações à máfia, que, antes de falecer, admitiu ter cometido o assassinato de Jimmy Hoffa, desaparecido em 1975. Está disponível na Netflix.
“Fogo Contra Fogo” (1995)
“Fogo Contra Fogo” é um dos maiores clássicos do cinema de ação e é considerado a obra prima de Michael Mann. Ao lado de Al Pacino, com quem colaborou em diversas outras produções, a dupla apresenta uma das tramas de perseguição “gato e rato” mais memoráveis das telas.
Um detetive perscrutador é perseguido por um ladrão cínico de Los Angeles, que coordenou o roubo de um carro blindado com milhares de dólares. Contudo, a relação entre os criminosos e a polícia é mais complexa do que aparenta. Disponível no Disney+.
O Poderoso Chefão (1974)
Vencedor do primeiro Oscar na carreira de Robert De Niro, “O Poderoso Chefão 2” é um dos maiores clássicos da história do cinema. O filme segue a trajetória de Michael Corleone (Al Pacino), o filho mais novo de Vito Corleone (Marlon Brando), que assume os negócios da família e enfrenta os riscos da máfia.
O filme acompanha a trajetória de Vito, interpretado por De Niro, que escapa da Sicília no início da década de 1910. Após eliminar o “Braço Negro” Fanucci, ele assume o controle da região do bairro italiano e ganha notoriedade, tornando-se um dos mafiosos mais influentes da região.
“O Franco Atirador” (1978)
Robert De Niro recebeu, com “O Franco Atirador”, mais uma indicação ao Oscar, evidenciando a brutalidade da guerra, sobretudo o impacto psicológico sobre os envolvidos.
Em 1968, três amigos se preparam para servir na Guerra do Vietnã, planejando uma última expedição pela floresta. Anos depois, a esperança de uma vida melhor se transforma em um pesadelo, e eles e suas famílias precisam enfrentar os horrores da guerra. Disponível para aluguel no Prime Video.
Menção Honrosa: “Entrando Numa Fria” (2000)
Acreditar que Robert De Niro se limita a filmes dramáticos é um erro. Além de “Máfia no Divã”, o ator também investe em comédias, como “Entrando Numa Fria”.
A comédia apresenta Ben Stiller como um enfermeiro que conhece os pais de sua noiva pela primeira vez. O homem descobre que o sogro é um ex-agente da CIA que tentará desvendar seus segredos. Disponível no Mercado Play.
Quais filmes brasileiros foram selecionados para o Festival de Cannes?
Fonte: CNN Brasil