Robert Matthews foi o físico que elucidou a Lei de Murphy da Torrada

Robert Matthews recebeu o prêmio IgNobel de Física em 1996.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Robert Matthews, físico inglês, recebeu o prêmio iNobel de Física em 1996 por elucidar a Lei de Murphy da Torrada, o fenômeno pelo qual uma torrada geralmente cai com o lado coberto de manteiga para baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O britânico nasceu na cidade de Carshalton, ao sul de Londres, e obteve o diploma de física na Universidade de Oxford, em 1991. Atualmente, ele leciona na Aston University, situada em Birmingham, no centro-oeste da Inglaterra.

Matthews utilizou matemática e física para desenvolver uma equação que explicava a Lei de Murphy da Torrada, conhecida por ser um ramo da famosa Lei de Murphy, que afirma que tudo o que pode falhar, falhará.

LEIA TAMBÉM!

Matthews explicou em entrevista exclusiva à CNN que conseguiu demonstrar que fragmentos típicos de torradas caindo de mesas ou pratos típicos começam a girar ao passar da borda. O problema é que a taxa de rotação não é rápida o suficiente para levantar o lado da manteiga antes que atinja o chão.

Se o pão de torrada fosse de um tamanho muito diferente, ele giraria em uma velocidade distinta, ou se a mesa tivesse uma altura diferente, haveria mais tempo para retornar totalmente com o lado untado para cima.

Ele também explicou que o resultado não depende do peso do recheio ou da densidade do pão, já que a torrada cai em queda livre e, conforme Albert Einstein explicou em sua teoria da gravidade, seu peso é desprezível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, foi convidado pela Enterogermina para desenvolver um processo que permita a criação de uma torrada que se volte sempre de pé. Considerando que a mesa deve ter três metros de altura para que o movimento seja concluído, o físico testou diversas formas de torrada.

A resposta foi selecionar uma torrada pequena, mais clara e com um espaço na borda para evitar que ela rodasse ao se aproximar da extremidade da superfície.

Veja o vídeo que detalha o projeto.

A anomalia de gravidade no Oceano Índico pode ter sido explicada.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile