O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia no quadril, descrita como a “resolução final para o problema” por Roberto Kalil, que é o médico encarregado de acompanhar o Presidente. Kalil fez esta declaração em uma entrevista exclusiva para a CNN nesta sexta-feira (29).
“A resolução final, sem dúvida nenhuma, é a cirurgia, porque se coloca uma prótese e não há mais desgaste, o contato do osso, o que causava muita dor ao presidente, deixando-o com dor constante. Um procedimento resolutivo é a cirurgia”, disse.
O médico informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências, que o presidente está no quarto e bem. Ele ainda disse que, já nos próximos dias, Lula deve começar a despachar, por chamadas de vídeo, já que a recuperação não é complicada.
O presidente ficará no Palácio da Alvorada após receber alta, prevista para a terça-feira (3), mas não poderá receber visitas, para tentar evitar eventuais infecções. Ele também deverá fazer fisioterapia por cerca de três semanas.
Blefaroplastia
O presidente Lula também foi submetido a um procedimento cirúrgico na região dos olhos para remover a pele enrugada e descaída das pálpebras. A cirurgia é chamada blefaroplastia.
“Eu denominio [o procedimento] de médico-estético. É de indicação médica porque o problema atrapalhava muito o presidente. O procedimento já havia sido agendado previamente, mas, por outras questões, foi postergado”, esclareceu Kalil.