Rodoanel Mário Covas: Primeiro Trecho Norte Inaugurado em São Paulo
A primeira parte do trecho norte do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, começou a operar às 6h desta terça-feira, 23. A abertura do trecho, que liga as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, representa um marco importante para a região metropolitana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A construção do trecho norte teve início em 2013, mas enfrentou longos períodos de paralisação, com a entrega inicialmente prevista para 2016.
Objetivo do Rodoanel Norte
O principal objetivo do Rodoanel Norte é aliviar o tráfego nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, que registram um fluxo intenso de veículos. A expectativa do governo do estado é que a nova via possa retirar cerca de 40 mil veículos diários da região, incluindo aproximadamente 10 mil caminhões, diminuindo significativamente o tempo de deslocamento para os motoristas.
LEIA TAMBÉM!
Extensão e Características do Trecho Inaugurado
O primeiro segmento do Rodoanel Norte possui 24 quilômetros de extensão e atinge os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá. Após a conclusão dos 20 quilômetros restantes, previsto para o próximo ano, o trecho total terá 44 quilômetros, consolidando o Rodoanel como um dos eixos logísticos mais relevantes do país.
Investimento e Tecnologia
O investimento total na construção do trecho norte do Rodoanel soma R$ 3,4 bilhões. Cerca de 33% do valor foi financiado pelo BNDES, com recursos do governo federal. O pavimento utilizado no trecho inaugurado conta com a tecnologia SMA (Stone Mastic Asphalt), um asfalto com matriz de pedra, também conhecido como asfalto de Fórmula 1, que garante maior durabilidade e resistência ao tráfego intenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
