O primeiro trecho de 24 quilômetros do Rodoanel Norte será aberto ao tráfego na terça-feira, 23. O governador, que participará de uma cerimônia de inauguração nesta segunda-feira, 22, marca o encerramento de uma longa construção que visa completar a interligação do grande anel viário ao redor da capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a conclusão da segunda parte deste trecho, prevista para o segundo semestre de 2026, os trechos Sul e Leste serão conectados, fechando o anel de 176 quilômetros, cuja construção começou em 1998.
O primeiro trecho liga as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, conectando-se ao trecho Leste do Rodoanel, próximo à Rodovia Ayrton Senna. A construção inclui 24 quilômetros de via com faixas de três a quatro, além de quatro túneis – duas estruturas de ida e volta, sendo o maior com 940 metros de extensão –, pontes e viadutos.
LEIA TAMBÉM!
O trajeto é segregado, com entradas e saídas restritas ao início e ao fim do percurso.
O trecho inaugurado utilizará dois pórticos eletrônicos do sistema free flow, um em cada sentido, para a cobrança de pedágio, seguindo o modelo Siga Fácil Sem Parar. Os pórticos estão localizados em Guarulhos, um no km 135+120 (sentido externo/Fernão Dias) e outro no km 135+140 (sentido interno/Dutra).
Os valores das tarifas foram definidos pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e variam conforme a categoria do veículo. A tarifa máxima para caminhões e ônibus de grande porte é de R$ 27,74, enquanto para veículos leves, a tarifa completa é de R$ 4,62.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Usuários que optarem pelo pagamento automático terão um desconto de 5%, pagando R$ 4,38.
O segundo trecho do Rodoanel Norte está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2026, conectando-se ao trecho Oeste, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. A obra completa do trecho Norte demanda um investimento de R$ 3,4 bilhões, com R$ 2 bilhões provenientes de investimentos da concessionária Via Appia.
A construção do trecho norte teve início em 2013, mas enfrentou atrasos e paralisações, incluindo investigações de corrupção e superfaturamento em 2018. A Via Appia retomou os trabalhos em abril de 2024 após vencer a licitação.
