“Romance intercala os personagens de Capitu, Drácula e Brás Cubas em uma narrativa de natureza fantástica.”
O romance “Quincas Borba e o Nosferatu”, de Edson Aran, combina os mundos de Machado de Assis e Bram Stoker em uma obra merecedora de Sherlock Holmes.

Quincas Borba e seu assistente Brás Cubas investigam o surgimento do conde Drácula, buscando salvar a impulsiva Capitu. A situação parece absurda, mas resulta em uma excelente história. Afirmo isso após ler o mais recente lançamento de Edson Aran, “Quincas Borba e o Nosferatu”, romance publicado pela editora Faria e Silva, selo do Grupo Editorial Alta Books, que reimagina personagens de Machado de Assis no universo de Bram Stoker. O autor foi indicado ao Prêmio Jabuti com Histórias Jamais Contadas da Literatura Brasileira.
Com elementos de realismo e horror, o livro de 317 páginas é narrado sob diversas perspectivas: através do olhar do falecido Brás Cubas; pela visão do investigador filosófico Quincas Borba; pelos olhos ciumentos de Bento Gonçalves, o Bentinho; e pela ótica de Sancha Escobar — além de matérias da época e cartas assinadas por Victor Frankenstein e Abraham Van Helsing.
Apesar de tantas visões distintas, a narrativa é linear e não confunde o leitor, tratado aqui pelo feminino (o que é bem raro).
Leia também:

Milton Hatoum é selecionado para a Academia Brasileira de Letras

O Museu de Arte de SP exibirá obras apresentadas na Bienal de Veneza

Replica do local onde Anne Frank se refugiou será apresentada no centro de SP
Ao longo das páginas, optei por uma estrutura que remete às obras de Sir Arthur Conan Doyle, acompanhando Sherlock Holmes e seu assistente, Dr. John Watson. Evidentemente, Aran seguiu a cartilha dos principais nomes do terror e da investigação policial para construir sua obra, e ainda faz referências a outros clássicos do gênero, como Auguste Dupin, detetive fictício criado por Edgar Allan Poe.
Quincas Borba e Nosferatu é uma ótima opção para apreciadores de suspense, terror e, naturalmente, vampiros! É uma leitura agradável, que demonstra o poder da literatura brasileira e como os personagens construídos aqui podem contribuir em qualquer contexto. Recomenda-se a leitura.
Sobre o autor
Edson Aran, com 62 anos, é escritor, jornalista e roteirista brasileiro. Autor do best-seller Conspirações – Tudo o que não querem que você saiba e da sátira cyberpunk Delacroix escapa das chamas, liderou como jornalista as principais revistas masculinas do país, como Playboy e VIP. Desde 2013, dedica-se à escrita de roteiros para cinema e televisão.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)