Rússia limita o acesso a WhatsApp e Telegram devido a “riscos de segurança”

A implementação em breve da medida pode impactar aproximadamente 100 milhões de usuários no país.

14/08/2025 19:10

1 min de leitura

This illustration photograph taken on December 22, 2023, shows the logo of US instant messaging software Whatsapp displayed on a smartphone's screen, in Frankfurt am Main, western Germany. (Photo by Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
This illustration photograph taken on December 22, 2023, shows t...

A Rússia anunciou que restringirá o acesso de usuários a aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, sob alegação de “riscos de segurança”. A medida, que deverá ser implementada em breve, pode afetar cerca de 100 milhões de usuários no país. O governo russo justifica a ação afirmando que as plataformas, incluindo a Meta (dona do WhatsApp) e o Telegram, não estão compartilhando informações necessárias com as autoridades. O Kremlin alega que precisa de acesso a dados de mensagens trocadas que possam representar riscos à segurança nacional, como ameaças de terrorismo ou espionagem, especialmente no contexto da guerra com a Ucrânia.

As plataformas defendem que grande parte das mensagens é criptografada de ponta a ponta e que a política de privacidade impede o compartilhamento de dados com governos. O Telegram, ironicamente, foi criado pelo russo Pavel Durov, que atualmente não se encontra mais no país. Bassani ressaltou que, mesmo antes desta medida, o acesso a diversas redes sociais ocidentais na Rússia, como Instagram e YouTube, já era dificultado, exigindo o uso de VPNs (Redes Virtuais Privadas) por parte dos cidadãos. A nova restrição é vista como mais um passo no cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão no país.

Fonte por: Jovem Pan

Leia também:

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)