Rússia manifesta “grande preocupação” em relação à retórica nuclear dos EUA
O Kremlin procura diminuir as tensões decorrentes da decisão de Donald Trump de deslocar submarinos para a proximidade de Moscou.

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (4 de agosto de 2025) que a Rússia e os Estados Unidos devem ser “muito cautelosos com a retórica nuclear”, a fim de evitar uma escalada nas tensões entre os países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), determinar que dois submarinos militares norte-americanos fossem realocados em direção a Moscou, em resposta a provocações do ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev.
Ao ser questionado sobre as embarcações, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, declarou que “é evidente que submarinos norte-americanos já estão em serviço de combate. Este é um processo contínuo”. Em seguida, afirmou ser “óbvio” que a Rússia “não gostaria de se envolver em tal controvérsia”.
LEIA TAMBÉM:
● Corinthians e Nike estendem parceria até o ano de 2035
● Lula recebe em audiência descendente de Fidel Castro no Palácio do Planalto
● Departamento de Estado dos EUA impede entrada de atletas trans que disputam em competições como atletas transgêneros
Medvedev respondeu a uma proposta de Trump de limitar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia a, no máximo, 10 dias. O período anterior estabelecido era de 50 dias.
Ele afirma que Trump está utilizando uma estratégia de ultimatos em relação à Rússia e que “cada novo ultimato representa uma ameaça e um avanço em direção à guerra. Não se trata de conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas sim com os Estados Unidos.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O republicano, então, mobilizou os submarinos nucleares e declarou que foram enviados para as regiões adequadas, em um movimento interpretado como sinalização estratégica contra a Rússia.
Fonte por: Poder 360