A Rússia flexibilizou na quarta-feira (21.mai.2025) a suspensão da importação de carne de frango e derivados do Brasil, mantendo o embargo aos produtos do Rio Grande do Sul. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitosanitária russo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interrupção temporária ocorreu após a identificação do primeiro caso de gripe aviária em uma propriedade rural brasileira, registrado na sexta-feira (16 de maio de 2025) no município de Montenegro (RS).
Apesar do protocolo sanitário internacional estabelecido entre Brasil e Rússia prever a suspensão, a flexibilização foi confirmada e se estende aos demais países da UEA (União Euroasiática), que engloba Bielorrússia, Armênia e Quirguistão.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura, as exportações de carne de frango estão atualmente suspensas para 21 destinos:
O Ministério divulgou os países que suspenderam as importações de produtos aviários brasileiros e aqueles para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações, de acordo com os acordos sanitários estabelecidos com cada nação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As restrições variam em abrangência territorial. Para 9 destinos, assim como a UEA, a restrição é somente para o Rio Grande do Sul. São eles:
Japão e Emirados Árabes Unidos implementaram medidas mais específicas, suspendendo apenas as compras do município de Montenegro (RS). Arábia Saudita seguiu o mesmo caminho, de acordo com o protocolo acordado entre os países.
Os protocolos sanitários estabelecidos entre o Brasil e 12 nações preveem a regionalização dos embarques para um raio de 10 km do foco de influenza aviária de alta patogenicidade. Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Uzbequistão, Vanuatu e Vietnã compõem esta lista de países.
Comissão deseja ouvir ministro
Na terça-feira (20/mai), a CRA (Comissão de Agricultura) do Senado aprovou um pedido para ouvir o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), acerca dos casos de gripe aviária no Brasil. Segue a íntegra (PDF – 324 kB).
Por ser um convite, Fávaro não é obrigado a comparecer. Contudo, é recomendável que os ministros aceitem. A data ainda será definida.
.
Fonte: Poder 360