Rússia relata que bombardeio na Ucrânia mata 28 em padaria
04/02/2024 às 15h05

A Rússia disse, neste domingo (4), que a Ucrânia matou pelo menos 28 pessoas, incluindo nove mulheres e uma criança, quando suas forças armadas atacaram uma padaria e um restaurante no leste da Ucrânia controlado pela Rússia com foguetes fornecidos pelo Ocidente.
Segundo autoridades apoiadas pela Rússia, a Ucrânia atacou a padaria na cidade de Lysychansk às 9h30 de sábado, horário de Brasília, usando o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) fornecido pelos EUA.
Durante a noite, equipes de resgate procuraram pessoas vivas nos escombros do restaurante Adriatic, que foi completamente destruído. As autoridades russas informaram que uma padaria foi montada no local para atender a população civil.
O líder da região de Luhansk, nomeado pela Rússia e controlado por suas forças, afirmou que as Forças Armadas da Ucrânia atiraram em uma padaria em Lysychansk.
Pasechnik disse que a padaria estava lotada de civis quando foi atingida.
O Ministério de Emergências da Rússia disse que 10 pessoas foram retiradas vivas dos escombros.
Mas o ministério disse que mais quatro pessoas estavam em “estado extremamente grave” e que ainda procurava pessoas.
Leia também:

BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual

Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único

Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
A Ucrânia ainda não comentou o ataque. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente quais armas foram usadas no ataque.
A Rússia invadiu partes do leste da Ucrânia em fevereiro de 2022, ordenada pelo presidente Vladimir Putin. Isso resultou na maior guerra terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
A Rússia tem agora cerca de 18% do seu vizinho sob seu controle e acredita que essas terras fazem parte da Rússia. No entanto, tanto a Ucrânia quanto o Ocidente afirmam que nunca vão aceitar a anexação desse território.
O lugar aonde vai-se comprar pães e outros produtos feitos com massa e assados é chamado de padaria
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia criticou o ataque da Ucrânia, enfatizando que o Ocidente precisa refletir sobre o motivo pelo qual está providenciando apoio financeiro a Kiev, que está sendo usado para prejudicar as pessoas comuns.
Segundo informações iniciais, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que o ataque foi feito com armas do ocidente.
Os cidadãos da UE precisam saber como seus impostos são usados: eles são usados para comprar armas e enviá-las ao regime de Kiev, que as usa para matar civis.
A Reuters confirmou a localização de um vídeo compartilhado pelo Ministério de Emergências da Rússia através do design e cor do prédio destruído, juntamente com uma placa que aparece nas imagens.
É um restaurante chamado Adriatic, na Rua Moskovskas em Lysychansk, marcado no Google Maps.
No entanto, a Reuters não pôde confirmar de maneira independente a data em que o vídeo foi gravado ou qualquer outro detalhe do relatório proveniente de uma área que a Rússia anexou em julho de 2022, depois de meses de combates intensos.
De acordo com autoridades ucranianas, apenas cerca de 1/10 dos 110 mil habitantes de Lysychansk antes da guerra ainda vivem na cidade.
Embora a Ucrânia tenha retomado uma parte do território às forças russas em 2022, a sua contraofensiva de 2023 não conseguiu fazer qualquer impacto significativo nas linhas fortificadas da Rússia e há um debate entre os apoiantes ocidentais de Kiev sobre como a Ucrânia deveria continuar a lutar.
No mês passado, as forças russas ocuparam 140 quilômetros quadrados de território ucraniano, de acordo com o Centro Belfer da Escola Kennedy de Harvard.