Saiba quais acompanham Lula na viagem à China

O presidente da República acompanha uma comitiva composta, em sua maioria, por ministros de Estado e parlamentares.

12/05/2025 6h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Pequim no sábado (10.mai.2025) e permanecerá na China até a terça-feira (13.mai). O chefe do Executivo levou a primeira-dama Janja Lula da Silva, ministros de Estado e integrantes da cúpula do Congresso em sua comitiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) estão entre os nomes que acompanham Lula na viagem. O 2º vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), também integra a comitiva.

O grupo também inclui outros ministros de Estado e auxiliares, como o assessor especial Celso Amorim e o chefe de cerimonial da Presidência, embaixador Fernando Igreja.

Leia também:

Acompanham Lula na viagem à China:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espera-se que a comitiva auxilie o governo a concluir 16 acordos durante a viagem.

Viagem de Lula

A visita oficial em Pequim inicia nesta segunda-feira (12.mai), quando Lula participará do seminário Brasil-China, promovido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Na terça-feira (13.mai), o chefe do Executivo brasileiro participará da abertura do 4º Fórum China-América Latina e Caribe pela manhã. À tarde, Lula terá encontros bilaterais com as seguintes autoridades chinesas.

Na segunda-feira (11 de maio), o presidente não teve compromissos oficiais. Trata-se da quinta viagem de Lula à China durante sua gestão presidencial.

Uma das metas de Lula na viagem é ampliar a variedade de produtos oferecidos ao mercado asiático. A exportação de carne também pode ser um ponto central nessa diversificação comercial.

Em abril, o Poder360 revelou que a China recusou a importação de todos os 28 frigoríficos brasileiros listados pelo Ministério da Agricultura para exportar carne para o país.

Conflito comercial.

O encontro entre Lula e Xi será a segunda vez que os dois líderes se encontram em menos de um ano, após a China ter visitado o Brasil em novembro de 2024 para a Cúpula do G20. O encontro está agendado para a terça-feira, 13 de maio, em Pequim. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.

O acordo foi estabelecido em resposta às tensões geradas pela guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O norte-americano implementou em abril uma série de tarifas sobre produtos importados de vários países.

Após isso, Trump retirou a política protecionista para os parceiros comerciais — com exceção da China, que retaliou. As tarifas mútuas entre as duas maiores economias do mundo excederam 100%, o que inviabilizou o comércio entre elas.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.