Samir Khauch é o novo presidente da CBF

O médico de 41 anos e com pouca experiência no futebol, que figura como candidato único na disputa, assumirá a gestão da entidade responsável pela modalidade em âmbito nacional, sem contar com o respaldo de 21 clubes de grande porte.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nomeou Samir Xaud como seu novo presidente. A eleição ocorreu em uma assembleia geral na sede da entidade, no Rio de Janeiro, no domingo, 25.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xaud assume o cargo após a recente remoção de Ednaldo Rodrigues. Ele foi o único candidato na eleição, recebeu apoio de 25 dos 27 estados da federação e de dez clubes das divisões um e dois do futebol.

Ele enfrentou, contudo, resistência de 21 clubes da Série A e B. Clubes como Flamengo e Corinthians não apoiaram a decisão e solicitaram uma revisão para que possuam mais poder em relação às federações.

LEIA TAMBÉM!

O médico de 41 anos e com pouca experiência no futebol assume oficialmente a entidade na véspera da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti para comandar a Seleção.

A renúncia de Ednaldo

Edinaldo Rodrigues foi afastado pela Justiça sob suspeitas de irregularidades no acordo que o validou no cargo, poucos dias após ter anunciado a contratação de Ancelotti.

A imagem da CBF tem sido, por muito tempo, associada à desconfiança e ao distanciamento; isso mudará, prometeu Xaud neste domingo, após ser eleito para ocupar o cargo até 2029.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Realização da primeira missão na Confederação Brasileira de Futebol.

O primeiro contato de Xaud com Ancelotti ocorrerá na segunda-feira, quando o técnico apresentará, em seu primeiro dia no comando da Seleção, a lista de jogadores convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, em junho, nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Antes de sua eleição, o dirigente afirmou que o italiano é o “melhor técnico do mundo” e prometeu “autonomia” em seu trabalho, “sem interferência externa”.

Plano de governo completo

Xaud comandará a CBF ao lado de oito vice-presidentes, também eleitos neste domingo:

Ademais do presidente e dos oito vice-presidentes, a assembleia da CBF estabeleceu os novos nomes do Conselho Fiscal. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa farão parte efetivamente, enquanto Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa preencherão as vagas de suplente.

Urna eletrônica

A CBF informou que se tratou da primeira eleição com urna eletrônica, instalada em sua sede. “Havia a opção de voto à distância, mas clubes e federações não preferiram essa modalidade”, comunicou a entidade em comunicado.

(Com informações da AFP)

Fonte: Carta Capital

Sair da versão mobile