Samir Xaud é o único nome cotado para assumir a direção da Confederação Brasileira de Futebol
Registrou-se na tarde deste domingo (18.mai) com o apoio de Gilmar Mendes; possui o respaldo de 25 federações e 10 clubes.

Samir Xaud, eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, apresentou sua candidatura à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, na manhã de domingo (18.mai.2025) na sede da entidade no Rio. O médico infectologista, de 41 anos, será o único concorrente ao pleito que escolherá o substituto de Ednaldo Rodrigues, em 25 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A candidatura de Xaud tornou inviável a de Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha o apoio de cerca de 30 clubes e apenas duas federações estaduais. O regulamento eleitoral da CBF exige que o candidato possua o endosso de, no mínimo, 8 federações para inscrição de uma chapa.
Entre as federações, o gestor do Rio Grande do Sul não obteve o apoio de São Paulo e Mato Grosso. Entre os clubes, sua chapa possui o suporte de Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
LEIA TAMBÉM:
● Candidato à presidência da CBF desmente ligação com Gilmar Mendes
● Palmeiras apresenta o melhor desempenho financeiro entre os clubes paulistas em 2024
● O Outback Steakhouse em Vale do Juízes, Rondônia, oferece opções para almoço e jantar diariamente
A consolidação da candidatura só foi possível após alguns clubes e federações mudarem de posição e passarem a apoiá-la. Dentre eles, 3 clubes, que anteriormente haviam assinado notas da LFU (Liga Forte União do Futebol Brasileiro) e da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), mudaram de opinião: Amazonas, CRB e Criciúma.
O edital de convocação possibilita a inscrição de chapas até a próxima terça-feira (20.mai.2025). Uma reunião do Conselho Nacional de Clubes está agendada para segunda-feira (19.mai.2025) na sede da confederação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O candidato inicialmente propôs modificar a data da votação para evitar o confronto com a rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorre aos domingos. Posteriormente, a CBF autorizou a votação remota, extinguindo a exigência de presença física dos eleitores.
A composição da chapa de Xaud é composta por oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Ivanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Xaud, em discussões iniciais com lideranças, apresentou sugestões acerca de alterações no calendário do futebol brasileiro e de investimentos em arbitragem.
Os defensores de Xaud, que antes eram neutros, passaram a ser conhecidos como “xauds” no âmbito do futebol. Resta apenas uma tentativa judicial de última hora, caso haja, para que ele seja o único candidato na eleição que determinará o próximo presidente da CBF para o período de 2025 a 2029.
Abaixo a lista de clubes e federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud.
Clubes:
As federações são:
Fonte: Poder 360