Japão elege Sanae Takaichi como primeira mulher primeira-ministra
O parlamento japonês elegeu Sanae Takaichi, de 64 anos, como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país nesta terça-feira (21). Takaichi iniciou sua carreira política em 1993, quando foi eleita pela primeira vez para o parlamento, e desde então ocupou diversos cargos relevantes no partido e no governo, incluindo ministra da segurança econômica e assuntos internos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ex-baterista de uma banda de heavy metal, Takaichi foi escolhida em 4 de outubro como líder do Partido Liberal Democrático (PLD), que tem governado o Japão quase ininterruptamente por décadas, embora enfrente uma queda contínua em sua popularidade.
Posições políticas e ideológicas
Com uma postura ultraconservadora, Takaichi é admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e é conhecida por obstruir iniciativas que promovem o avanço das mulheres no Japão. Ela defende a sucessão exclusivamente masculina da família imperial, é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e se opõe a mudanças na lei civil que permitiriam que casais mantivessem sobrenomes separados.
LEIA TAMBÉM!
Como protegida do ex-primeiro-ministro assassinado Shinzo Abe, Takaichi deve continuar as políticas econômicas e de segurança de seu antecessor. Ela é a favor de um exército mais forte, que está em processo de expansão, com um orçamento anual de defesa que deve dobrar para 2% do produto interno bruto até 2027. Além disso, Takaichi é reconhecida por sua posição firme em relação à China.
