Sanae Takaichi promete linha dura com estrangeiros no Japão
Sanae Takaichi admite que Japão precisa de migrantes por causa do envelhecimento populacional, segundo mais velho do mundo, atrás de Mônaco.
Nova Primeira-Ministra do Japão Defende Postura Severa Contra Violações
A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, anunciou nesta sexta-feira (24) uma política de rigor em relação a infrações cometidas por estrangeiros residentes no país. A declaração ocorre em um contexto de desafios demográficos, como o envelhecimento da população japonesa, que exige a consideração da mão de obra migrante.
Takaichi, a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Governo no Japão, também expressou o desejo de fortalecer a aliança com os Estados Unidos, elevando a relação a “novos patamares”. Além disso, a líder conservadora sinalizou a necessidade de aumentar os gastos com defesa, em resposta às atividades militares de países como China, Coreia do Norte e Rússia.
Desafios Demográficos e Necessidade de Mão de Obra Estrangeira
Diante do declínio demográfico do Japão, o segundo país mais envelhecido do mundo após Mônaco, Takaichi reconheceu que “alguns setores precisam de mão de obra estrangeira”. Essa admissão reflete a urgência em encontrar soluções para a escassez de trabalhadores em diversos setores da economia japonesa.
Leia também:
Lula acusa Trump de punir ministros do STF; detalhes
Daniel Noboa denuncia tentativa de envenenamento com marmelada
Lula declara: “Não existe veto a nenhum assunto” em reunião com Trump
Aliança com os EUA e Aumento dos Gastos com Defesa
Durante seu discurso de política geral, Takaichi enfatizou a importância de construir uma “relação de confiança” com o presidente americano Donald Trump, que receberá no domingo (26) em Tóquio. A líder conservadora também propôs acelerar o aumento dos gastos militares, visando alcançar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) ainda neste ano fiscal.
Preocupações com Atividades Militares Estrangeiras
Takaichi alertou sobre as atividades militares da China, Coreia do Norte e Rússia, que representam uma “grave preocupação”. A política de defesa mais robusta visa garantir a segurança nacional do Japão diante dessas ameaças.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)