Novas Sanções Americanas Impactam as Exportações de Petróleo do Irã
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (6) um conjunto de novas sanções com o objetivo de restringir as exportações de petróleo do Irã. A medida inclui a imposição de sanções a 14 navios, em um momento de tensões elevadas entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação faz parte da “campanha de pressão máxima” do governo americano, conforme declarado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, em um comunicado.
Este é o primeiro encontro entre os Estados Unidos e o Irã desde que os EUA se uniram a Israel em operações militares em junho de 2025, que resultaram em ataques a instalações nucleares iranianas. A situação tensa se intensificou recentemente, com o presidente americano, Donald Trump, temendo uma nova intervenção militar em resposta à repressão violenta aos recentes protestos contra o governo iraniano.
LEIA TAMBÉM!
Trump chegou a mobilizar um porta-aviões para a região do Oriente Médio, demonstrando a seriedade da situação. Apesar das preocupações de Washington com o programa de mísseis balísticos do Irã e seu apoio a grupos armados na região, Teerã tem se mostrado inflexível, limitando as discussões ao tema do seu programa nuclear.
Após a reunião, o chanceler iraniano Araghchi enfatizou que as conversas se concentraram exclusivamente no programa nuclear, reiterando que não haverá negociações sobre outros assuntos com os Estados Unidos. Ele também expressou o desejo de que Washington evite “ameaças e pressões” para que as negociações possam prosseguir de forma construtiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
