Santa Catarina emite alerta máximo após ocorrência de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul

O governo ressalta que a situação demanda cautela e, conforme a progressão do quadro epidemiológico, podem ser implementadas novas ações para fortalecer a proteção contra o vírus.

17/05/2025 11h07

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O estado de Santa Catarina emitiu, nesta sexta-feira (16), um alerta máximo para que a avicultura comercial reforce as medidas de biosseguridade, após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectar o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais, no Rio Grande do Sul. O foco é o primeiro de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do estado (Cidasc) apontam que a situação exige atenção máxima, e, conforme a evolução do cenário epidemiológico, podem ser implementadas outras medidas para fortalecer a proteção contra o vírus.

O governo declarou que aves mortas ou apresentando sintomas clínicos da doença não devem ser manuseadas. Adicionalmente, serão intensificadas as medidas de proteção sanitária animal, que se destacam:

LEIA TAMBÉM:

Ademais, os médicos-veterinários da Cidasc foram orientados a intensificar as orientações sobre a importância da biosseguridade na prevenção das doenças das aves durante as certificações de rotina, além de manter a avaliação em atendimentos de casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN).

Os produtores receberam orientações para impedir o acesso de pessoas não relacionadas ao sistema de produção. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, ressalta que é importante comunicar à empresa em caso de suspeita de doença nas aves ou de alta mortalidade, além de zelar pela biosseguridade da produção. Atenção à qualidade da água, da ração, das telas, calçados e roupas, e evitar visitas aos aviários. É relevante saber que a carne e os ovos de aves não transmitem a doença para humanos, podendo e devem ser consumidos normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Influenza aviária no Brasil: quais os impactos para o mercado e o consumidor?

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, manifestou preocupação com os impactos do surto viral sobre as exportações nacionais de proteína animal, notadamente de aves. O governador destacou que, ainda que o incidente não tenha ocorrido no estado, a disseminação da gripe aviária influencia a economia catarinense.

Influenza aviária: o que é, quais os sintomas e como é realizado o tratamento.

Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.