Esportes

Santos foi rebaixado pela primeira vez depois de perder para o Fortaleza


Santos foi rebaixado pela primeira vez depois de perder para o Fortaleza
(Foto Reprodução da Internet)

O Santos vai jogar a Série B pela primeira vez em sua história. A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza nesta quarta-feira (6), na Vila Belmiro, decretou o rebaixamento do clube santista. Marinho e Lucero, pelo Fortaleza, e Messias, pelo Santos, fizeram os gols da partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Santos perdeu para o Fortaleza e os times Vasco e Bahia, que também brigavam conosco, ganharam na última rodada do campeonato. Com isso, ficamos na 17ª posição, com 43 pontos. O Fortaleza terminou em 10º lugar, com 54 pontos, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2024.

O apoio da torcida, neste jogo e nos últimos meses, apesar das péssimas atuações e do risco de queda, não foi suficiente para evitar o desastre. Nesta quarta muitos torcedores receberam o elenco com festa antes do confronto, mas o choro foi recorrente ao apito final de Leandro Pedro Vuaden, com objetos arremessados e invasão de campo.

A morte de Pelé

Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022. Menos de um ano depois, o time do Santos é rebaixado, algo que era difícil de imaginar nos tempos em que ele jogava muito bem no estádio da Vila Belmiro e em outros lugares pelo mundo.

A CBF fez diversas homenagens ao Rei no Brasileiro, com minuto de silêncio e respeito nos minutos dez de cada partida. Só não imaginava, claro, que justamente no primeiro Brasileiro sem Pelé o Santos cairia.

A lei do ex

E o gol que decretou a queda teve a lei do ex, aquela que diz que alguém que já vestiu sua camisa vai marcar contra você. Marinho, destaque na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2020, deixou o Peixe no início de 2022, foi para o Flamengo, e hoje está no Fortaleza.

E foi dele o gol, aos 38 minutos do primeiro tempo, em um lance que representa toda a péssima campanha santista no Brasileiro: um escanteio ofensivo, no rebote Pochettino ficou com a bola e lançou Marinho, percebendo, talvez, que não havia cobertura.

O jogador chegou sem marcação na área e fez o gol sem dificuldades. Marinho comemorou levando a mão no ouvido, pedindo para receber mais vaias, as mesmas que tinha ouvido antes do jogo começar.

Messias trouxe esperança.

O jogador Marcos Leonardo, que teve problemas por chegar atrasado em um treino, foi escalado como titular. O jogador Soteldo, outro nome importante, também foi titular. No entanto, nenhum dos dois conseguiu jogar bem, como tem sido comum em 2023.

O treinador Marcelo Fernandes fez substituições durante o primeiro tempo, logo após sofrer o gol, e com informações negativas vindas do Rio e de Salvador.

No segundo tempo, um zagueiro, chamado Messias, marcou de cabeça logo no início e trouxe esperança de virada para o time. Ele marcou após um escanteio e a torcida ficou emocionada ao ver vários torcedores chorando na transmissão oficial.

No entanto, o time não conseguiu dar a volta por cima e sofreu um gol de Lucero, quase do meio de campo, quando João Paulo errou na jogada desesperada, aos 50 minutos do segundo tempo.

Santos 1 x 2 Fortaleza

santos

O time titular é formado por João Paulo, Lucas Braga, Messias, João Basso e Dodô. No meio-campo, temos Tomás Rincón, Gabriel Inocêncio e Jean Lucas. No ataque, Soteldo, Julio Furch e Marcos Leonardo. O técnico da equipe é Marcelo Fernandes. Além disso, temos alguns jogadores que podem entrar em campo, como Nonato, Lucas Lima, Maxi Silvera e Wesley Patati.

cidade de clima ensolarado e praias paradisíacas, localizada na região Nordeste do Brasil

João Ricardo; Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Pochettino (Lucas Sasha) e Calebe (Yago Pikachu); Marinho (Pedro Augusto), Lucero e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GolsMessias (12min2ºT) para o SantosMarinho (38min1ºT), Lucero (50min2ºT) para o Fortaleza

Cartões amarelos para Dodô e Gabriel Inocêncio do Santos, e para Pochettino e Zé Welison do Fortaleza.

Presentes: 14.130 pessoas.

Renda: R$ 708.607,50

Razão: Última partida do Campeonato Brasileiro 2023, na 38ª rodada.

Data e horário: 6 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)

Endereço: Vila Belmiro, Santos, São Paulo.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden do Rio Grande do Sul

Árbitros assistentes: Bruno Boschilia e Michael Stanislau.

Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN)


🔥 Recomendado para voçê 🔥