São Paulo realiza a primeira edição da Virada Literária, com programação contínua de 24 horas

A programação gratuita será realizada nos dias 24 e 25 de maio na Biblioteca Mário de Andrade.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Virada Cultural Literária de São Paulo – Virada Lusófono ocorrerá, pela primeira vez, no fim de semana dos dias 24 e 25 de maio na Biblioteca Mario de Andrade, no centro da capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A programação será gratuita e começará às 18h do sábado (24), seguindo sem interrupções até domingo (25). Na programação, grandes nomes da literatura como Amara Moira, Bruna Lombardi, Itamar Vieira Junior, Leandro Karnal, Luciany Aparecida e Paulo Lins promoverão debates sobre a literatura portuguesa.

Durante 24 horas, a cidade se transformará em um grande palco de narrativas, histórias e afetos que atravessam o Atlântico. A Virada Literária de São Paulo – Virada Lusófona, nesse contexto, torna-se um marco que celebra não apenas a palavra, mas a nossa identidade comum – um mosaico de vozes que se encontram na diversidade cultural, afirmou Josué Manuel Diogo, colunista da CNN e curador do evento.

LEIA TAMBÉM!

A Biblioteca Mario de Andrade também promove saraus, sessões de cinema, feiras de troca de livros, instalações sensoriais, sessões de autógrafos e projeções na fachada do edifício.

A Virada Cultural Literária visa fomentar discussões sobre literatura e poesia, unindo escritores, leitores e pensadores dos países lusófonos, nações onde o português é a língua predominante, impulsionando um movimento de criação e compartilhamento.

O programa começará com a mesa “São Paulo começa a girar”, com Guilherme Borba, Flávio Hélder e os curadores do evento José Manuel Diogo e Tom Farias. O debate abordará a cidade que abriga o evento e seu poder de reinventar e ser inspiração para escritores e gerar reflexões literárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, outras reuniões abordaram o corpo como linguagem viva e território de disputa simbólica; a literatura que engloba a totalidade de São Paulo; a observação do tempo por meio de crônicas e do jornalismo; e o poder regenerador da linguagem e seu papel na construção de futuros mais justos.

A Virada Cultural Literária será finalizada com a mesa-entrevista “Última Volta do Sol”, onde o escritor Itamar Vieira Junior — autor de “Torto Arado”, livro que recebeu o Prêmio Jabuti de 2020 — dialogará com a jornalista Joyce Ribeiro sobre memória, território, resistência e o papel da literatura na reinvenção do Brasil.

Consulte o programa completo.

Sábado (24)

Vinte e cinco de julho.

Míriam Leitão é eleita nova imortal da ABL

Conheça “James”, ganhador do Prêmio Pulitzer de Literatura.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile