São Paulo recebe a primeira loja do mundo que aceita materiais recicláveis como pagamento

De 23 a 25 de maio, consumidores poderão trocar embalagens vazias de cosméticos por produtos exclusivos.

13/05/2025 15h58

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em maio, São Paulo inaugura a primeira loja do mundo onde a moda é feita com resíduos reciclados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), o Brasil apresenta um baixo índice de reciclagem, com apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados. Isso evidencia a necessidade de ações que promovam o descarte responsável e a economia circular.

A Boti Recicla Store, em caráter temporário, está disponível exclusivamente na loja Boticário da Pinheiros, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

LEIA TAMBÉM:

Como opera?

Os consumidores poderão levar embalagens vazias de cosméticos de qualquer marca durante três dias na loja, onde será calculado o crédito de troca com base no peso dos resíduos. A troca é realizada no local, de maneira fácil e acessível, evidenciando a relevância da logística reversa e da reciclagem.

Entre os prêmios disponíveis para resgate estão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa está relacionada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do país, com pontos de coleta. Fundado em 2006, o programa já possui mais de 4 mil pontos de coleta em lojas de todo o Brasil e todas as embalagens vazias de cosméticos produzidos por consumidores e revendedores são direcionadas para 15 destinatários, predominantemente cooperativas de reciclagem que garantem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Brasil precisa flexibilizar regras sobre importação de lixo?

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.