“Se o mundo se cansar, irá nos deixar morrer”, afirma a primeira-dama da Ucrânia
09/12/2023 às 17h05
A esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska, disse que a ajuda do ocidente ao país é extremamente importante para os ucranianos, que estão enfrentando a invasão russa há quase dois anos. Essa ajuda é vital para garantir a sobrevivência deles.
“Estamos pedindo ajuda. Em termos simples, não podemos ficar exaustos com essa situação, porque isso significaria a nossa morte. E se o mundo também ficar cansado, apenas nos abandonará para morrer”, alertou Zelenska.
Zelenska fez um alerta um dia depois que senadores republicanos dos Estados Unidos impediram um projeto de lei que enviaria mais de US$ 60 bilhões como apoio para a Ucrânia.
Trata-se de uma queda de braço com a administração do presidente Joe Biden, que tem apelado pela manutenção da ajuda financeira a Kiev.
Na segunda-feira (4), antes de interromper o financiamento, o governo dos Estados Unidos informou que está com dificuldades financeiras para apoiar a Ucrânia na sua defesa contra a invasão russa.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
“É importante deixar claro que, se o Congresso não agir, até o fim deste ano não teremos recursos para comprar armas e equipamentos para a Ucrânia, nem para fornecer equipamentos dos estoques militares dos EUA. Não há uma fonte pronta de financiamento para lidar com essa situação. Estamos sem dinheiro e corremos contra o tempo”, alertou Shalanda Young, encarregada do orçamento da Casa Branca, de acordo com a agência de notícias Reuters.