Sebrae apresenta sugestões sobre financiamento e licitações governamentais à comitiva de prefeitos

Discussão aborda como cooperativas, iniciativas locais e aquisições públicas podem impulsionar a economia de cidades pequenas.

20/05/2025 14h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

No âmbito da XXVI Marcha dos Prefeitos, ocorrida entre os dias 19 e 22 de maio em Brasília, o Sebrae começou sua participação com uma discussão sobre o acesso a crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O painel “Retenção de Riqueza nos Municípios e Desenvolvimento Local: Captação de Recursos Municipais por Cooperativas de Crédito” contou com a presença de autoridades públicas e representantes do setor financeiro.

Estavam presentes na reunião o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), o pesquisador da Fipe Adson Oliveira, o representante do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, Alessandro Chaves, e o analista do Sebrae Hudson Costa.

LEIA TAMBÉM:

Programa Cidade Empreendedora incentiva aquisições governamentais de microempresas.

De acordo com Hudson Costa, o programa Cidade Empreendedora reúne ações voltadas ao fortalecimento da economia local.

A iniciativa, ademais de promover o acesso ao crédito, estimula a participação de micro e pequenas empresas em licitações e vendas para o setor público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Hudson, 74% dos prestadores de serviços ou produtos destinados ao governo são pequenos negócios. Já em relação às compras aprovadas, 83% foram realizadas com micro e pequenas empresas.

O programa opera em dez eixos, abrangendo assuntos como desburocratização, inclusão produtiva, liderança local e incentivo às Salas do Empreendedor.

A concessão de crédito gera impactos sociais nos municípios.

Domingos Sávio declarou que o respaldo ao cooperativismo e ao municipalismo está relacionado à promoção da qualidade de vida na região.

O pesquisador Adson Oliveira apresentou dados sobre os impactos das cooperativas. Ele afirmou que municípios com cooperativas de crédito registraram, em média, 8% menos famílias no Cadastro Único por mil habitantes.

Posteriormente, verificou-se uma redução de 8,1% no número de famílias pobres ou extremamente pobres após a criação dessas instituições.

A participação do Sebrae se estende até o encerramento do evento.

Adicionalmente ao seu pavilhão institucional, o Sebrae atua na Marcha como parceiro da Receita Federal, que demonstra o funcionamento dos Pontos de Atendimento Virtual (PAVs).

A abertura será na terça-feira (21), às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros e prefeitos.

Espera-se que mais de 5 mil gestores públicos participem do evento.

O Sebrae apresenta vivências relacionadas ao debate climático.

Na última mesa redonda do dia, o foco principal foi a sustentabilidade.

O coordenador de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Jeconias Rosendo, apresentou uma fala acerca de acordos climáticos e políticas direcionadas aos pequenos negócios.

A coordenadora do projeto Roadmap Território Carbono Neutro, Denise Messias, também integrou o painel, oferecendo contribuições para a agenda ambiental nos municípios.

Fonte: Carta Capital

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.