Secretaria de Cultura reabre Palácio Capanema, marco da arquitetura modernista, para visitação no RJ
Edifício, que representa o modernismo, oferecerá visitas guiadas sem custo.

Após permanecer 10 anos fechado, o Palácio Gustavo Capanema será reaberto ao público nesta quinta-feira (7). A reinauguração do prédio, que passou por uma série de obras, ocorreu em maio. O custo foi de R$ 83 milhões para renovar parte elétrica, hidráulica, mobiliário e jardins e partiu do orçamento do governo federal, dentro do Novo PAC, grande programa de obras públicas anunciado pelo governo em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situado no centro do Rio de Janeiro, o edifício foi projetado por Lucio Costa, com a colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria de Le Corbusier, sendo um marco modernista e abrigando obras de arte de Cândido Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi.
A edificação do Palácio com 16 andares foi realizada entre 1937 e 1945, no período do Estado Novo de Getúlio Vargas, para abrigar o Ministério da Educação e Saúde Pública. Em 1948, o edifício recebeu o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
LEIA TAMBÉM:
● Taxa Trump: Brasil corre risco de apagão nas exportações, alerta especialista
● Iniciativa institui o Dia Estadual da Gastronomia Preta visando a salvaguarda da memória e a geração de empregos e renda
● Trilhas Culturais da Leste promove a segunda edição, com ênfase em arte, juventude e ancestralidade nas áreas periféricas
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Mário Tavares, afirmou que a reabertura é um passo decisivo para reconectar o povo brasileiro com sua própria história. Ao abrirmos suas portas, com visitas educativas conduzidas em parceria com a UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], reforçamos nosso compromisso de tornar o Capanema um espaço cada vez mais popular e próximo das pessoas.
As visitas serão conduzidas sob a responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC) em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), que promoverá atividades educativas com mediação dos alunos. Os cadastros devem ser realizados individualmente e o agendamento para grupos será divulgado em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os interessados podem marcar sua visita ao edifício a partir desta quarta-feira (6). As sessões ocorrerão às quintas e sextas-feiras, nos horários 9h, 11h30, 14h00 e 15h30, e quintas às 11h30 e sextas às 15h30. Os agendamentos devem ser realizados com no mínimo 24 horas de antecedência via Sympla. O sistema disponibiliza datas para os próximos 60 dias, sendo inviável agendar datas que excedam este período.
O edifício, símbolo da cultura nacional, também representou um local de resistência, palco de movimentos em defesa da cultura. Em 2016, com o “Ocupa MinC”, ação organizada pela sociedade contra a extinção daquele ministério, e em 2021, os protestos voltaram a ser contra o desmonte do MinC, e opostos à inclusão do Capanema na lista de imóveis que seriam leiloados pelo governo de Jair Bolsonaro, medida vetada pela Justiça Federal.
Visita ao Palácio Capanema: R. da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20030-120. Horários: Quintas e sextas-feiras, às 9h, 11h30, 14h00 e 15h30, e quintas às 11h30 e sextas às 15h30.
Fonte por: Brasil de Fato