Secretário afirma que leilões rodoviários mantêm-se interessados, mesmo com a Selic elevada

O Banco Central deve anunciar um ajuste de pequeno porte na taxa básica de juros na próxima quarta-feira (7).

07/05/2025 1h23

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(Imagem de reprodução da internet).

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, negou que a variação da taxa básica de juros afete o interesse nas concessões rodoviárias em promoção do governo federal.

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Em um projeto de infraestrutura, não importa a variação da taxa de juros. O Brasil sempre conviveu ao longo de sua história com taxas que sobem e descem. Conseguimos nos adaptar a essa situação, afirmou no evento em Brasília que anunciou a aquisição de parte da Agência iNFRA pelo grupo Esfera Brasil, do presidente-executivo da CNN, João Camargo.

Espera-se que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realize um ajuste de menor intensidade na taxa básica de juros na próxima quarta-feira (7). Na reunião de março, o colegiado elevou a Selic para 14,25%.

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O secretário também ressaltou o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como um elemento crucial para aumentar o interesse nos leilões. Na avaliação de Santoro, o banco contribui para estabilizar as expectativas do mercado.

A Rota da Celulose é um corredor logístico que interliga o Vale do Rio Grande, principal região produtora de celulose do Brasil, ao Porto de Vitória, no Espírito

Santoro informou que a Rota da Celulose – compreendendo as rodovias federais BR-262 e BR-267, além das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 – recebeu quatro propostas. O leilão será realizado na quinta-feira próxima (8) na sede da B3, em São Paulo.

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Os fundos de investimento BTG e XP, o consórcio formado por Kinea e Way, e a K-Infra apresentaram propostas, conforme apurou a CNN. A empresa vencedora administrará uma área de 870,3 quilômetros por um período de 30 anos.

Os lotes já haviam sido leiloados no final do ano passado, sem obter ofertas. Foi realizada uma revisão no formato do leilão para atrair investidores.

Essas alterações implementadas asseguram a segurança jurídica, afirmou no evento.

Os governos federal e do Mato Grosso do Sul prorrogaram o cronograma de execução, estendendo os prazos para a conclusão das obras consideradas essenciais, que agora devem ser finalizadas entre o 6º e o 8º ano do contrato.

A concessão inclui R$ 10,1 bilhões em investimentos para modernizar a infraestrutura dos trechos licitados. As rodovias são importantes para o escoamento da produção na região Centro-Oeste.

Adicionalmente, o processo de definição do perímetro urbano do município de Três Lagoas será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A área será integrada à concessão após a finalização das obras, com previsão para o quarto ano do contrato.

Fonte: CNN Brasil

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