Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Secretário de Estado afirma que a inflação tem outras causas

Secretário de Estado afirma que a inflação tem outras causas

Guilherme Mello afirma que a nova linha de crédito do Minha Casa, Minha Vida e do Crédito ao Trabalhador apresenta impacto restrito.

Por: Redação ZéNewsAi

19/05/2025 19:52

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, reduziu nesta segunda-feira (19.mai.2025) a importância das linhas de crédito do governo para a inflação. Ele afirmou que os maiores impactos nos preços decorrem de fatores externos.

Ele citou a expansão de abrangência do Minha Casa, Minha Vida e do programa Crédito ao Trabalhador, afirmando que essas políticas são voltadas para um público específico.

“Claramente isso se destina a um público específico. Não tem essa influência inflacionária como as pessoas falam”, declarou Mello a jornalistas ao comentar as novas projeções da Fazenda para a economia.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Compreenda cada ação:

Mello declarou que o programa habitacional é resultado da influência do cenário em que o financiamento das ações se tornou restrito devido à escassez de recursos na caderneta de poupança.

A nova versão do Minha Casa, Minha Vida, direcionada à classe média, apresenta uma taxa de juros ligeiramente inferior, porém próxima daquela praticada no SBPE [Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo], a taxa de mercado.

Ele também precisa ser considerado o cenário de juros elevados no Brasil. O Banco Central tem elevado as taxas em uma tentativa de frear o aumento da inflação por meio da política econômica. O crédito mais caro desacelera o consumo e a produção. Como consequência, os preços tendem a não aumentar de forma tão rápida.

A análise de especialistas indica que as políticas expansionistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impulsionam a economia, o que pode elevar a inflação e agregar riscos já diagnosticados como prejudiciais.

O Banco Central está alinhado com essa análise. A ata da reunião que elevou as taxas de juros indicou que a desaceleração econômica é um “elemento necessário” para o controle dos preços.

Já sobre o Crédito ao Trabalhador, Mello declarou: “Poder oferecer ao trabalhador uma opção de renegociar uma dívida mais cara tomando uma mais barata não tem impacto inflacionário, tem impacto sobre a saúde financeira dessa família”.

O secretário declarou que o cenário externo acarreta os maiores impactos na inflação. Ele cita a cotação do dólar. A moeda norte-americana tem apresentado queda em relação à cotação no início do ano, o que impacta a inflação, sobretudo devido ao custo das importações.

“Existe uma série de questões muito mais relevantes ocorrendo no mundo e parece que o problema reside nessa política pública específica, quando não é.”, declarou Mello.

Não há influência eleitoral.

Informações que circulam entre os agentes financeiros na quinta-feira (15.mai) indicam a intenção do governo de implementar novas políticas públicas fiscais visando obter apoio nas eleições.

Mello rejeitou essa afirmação: “Se o governo não tiver perspectiva de implementar outra política pública, então para que serve o governo?”.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
cenário econômicoCrédito ao TrabalhadorMinha Casa Minha Vida
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!